AiotAiot


Carros conectados – uma revolução na segurança pública

No cenário de segurança pública em constante evolução, manter a inovação é fundamental. O futuro do policiamento está na tecnologia que viabiliza, entre outros avanços, a realidade dos carros conectados.

24/11/2023Por Gustavo Ancheschi

Carros conectados – uma revolução na segurança pública
Tamanho fonte

Por Gustavo Ancheschi*

No cenário de segurança pública em constante evolução, manter a inovação é fundamental. O futuro do policiamento está na tecnologia que viabiliza, entre outros avanços, a realidade dos carros conectados. Estes veículos de última geração estão preparados para transformar o policiamento, melhorando tanto a segurança da população quanto dos profissionais em campo.

O poder da conectividade
Imagine policiais equipados com uma riqueza de informações em tempo real ao seu alcance, totalmente integradas em seus veículos, e que permitem que todas as operações sejam mais ágeis e precisas. Esse cenário, que há tempos parecia algo que só veríamos em filmes, se tornou realidade, com veículos equipados com sistemas de comunicação avançados, incluindo recursos de vídeo, voz, áudio, dados, software, GPS, câmeras móveis e fixas de alta resolução, IA, controle de drones, com vários tipos de conectividade que se comunicam com múltiplos dispositivos externos, transformando-os em verdadeiros centros de comando móveis.

Uma das principais vantagens desses veículos é a capacidade de acessar dados críticos instantaneamente. Os policiais podem acessar bancos de dados, receber atualizações ao vivo e se comunicar com outros policiais sem tirar as mãos do volante ou os olhos da estrada. Esta conectividade permite que os agentes tomem decisões informadas rapidamente, reduzindo o tempo de resposta e ganhando maior consciência situacional.

Policiamento centrado na população
O policiamento eficaz não consiste apenas em responder a emergências, mas também em promover e construir uma relação de confiança com a população. Os veículos conectados são projetados com isso em mente, integrando sistemas de comunicação que permitem que os agentes se envolvam com as necessidades da população de forma mais eficaz, compartilhando informações e atualizações para responder prontamente às preocupações, inseguranças e necessidades das pessoas em cada localidade de patrulha. Esta abordagem centrada nas pessoas pode fortalecer os laços entre as agências responsáveis pela segurança e as comunidades que atendem.

IA como parceira do dia a dia
Cada vez mais a inteligência artificial se torna uma parceira do policial em sua rotina. Por exemplo, ao procurar por um carro roubado, não é necessário ficar atento a todos os veículos, pois o sistema inteligente é capaz de identificar aqueles registrados em ocorrências. As câmeras 360° monitoram a rua o tempo todo e enviam um alerta para o policial ao reconhecer uma placa de carro roubado – isso sem a necessidade de o policial estar olhando na direção do veículo em questão.

Em outra situação, o sistema pode reconhecer uma pessoa desaparecida e avisar o policial ou mesmo reconhecer um comportamento estranho ou um suspeito procurado. É realmente como se o policial tivesse mais uma pessoa dentro da viatura com olhos e ouvidos monitorando todas as direções e ainda conectada a bancos de dados e ecossistemas avançados de segurança pública.

Além disso, a integração da IoT permite que estes veículos se conectem a dispositivos vestíveis usados por agentes, como as bodycams. No caso de uma emergência ou situação de perigo, o carro pode alertar automaticamente os agentes de expedição e os agentes próximos, garantindo uma assistência rápida e melhorando a segurança geral dos profissionais em campo.

Um futuro mais inteligente
Os órgãos de segurança pública investem cada vez mais em tecnologias inovadoras capazes de aprimorar as operações diárias e de emergência e os veículos conectados representam um avanço significativo na modernização dos esforços de policiamento.

No cenário acelerado de transformações e modernizações, manter-se conectado e informado não é mais um luxo, é uma necessidade. Os centros de comando móveis representam o início de uma era de policiamento mais inteligente, mais segura e mais centrada nas pessoas. Uma era em que a tecnologia capacita os policiais a fazerem uma diferença real e positiva na vida de todos nós.

*Gustavo Ancheschi é presidente da Motorola Solutions no Brasil

TAGS

#bodycams#carros conectados#GPS#IA#IoT#segurança pública

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas