AiotAiot


Candidaturas femininas a cargos de TI quadruplicam

Estudo mostra que em cinco anos a participação de mulheres nos processos de seleção cresceu de 11% para 41% entre 2015 e 2021 na América Latina

06/09/2022

Candidaturas femininas a cargos de TI quadruplicam
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Um estudo de gênero no mercado de trabalho que acaba de ser lançado pela empresa norte-americana BairesDev, especialista em transformação digital, revelou um significativo crescimento da presença feminina nas candidaturas a cargos no setor de tecnologia na América Latina. Foram analisadas aproximadamente 1 milhão de candidaturas entre 2015 e 2021, período em que a proporção de mulheres aumentou de 11% para 41% na região e de 16% para 40% no Brasil.

Em relação às demais regiões do mundo, a América Latina lidera a porcentagem de mulheres que participam dos processos seletivos na BairesDev, com 45% do total de candidatas. O país que registrou o maior crescimento na participação feminina foi a Argentina, seguindo-se Uruguai, Honduras, Jamaica e República Dominicana, com o Brasil na oitava posição, em números relativos.

O relatório, denominado “Women in Tech 2022”, cuja íntegra está disponível em inglês, também mostrou outras tendências relevantes, sempre apontando para o rápido crescimento da presença feminina no setor. O pico da participação de candidatas ocorreu entre as mais jovens, e as mulheres na faixa etária dos 20 anos representaram cerca de 40% de todas as inscrições. Na faixa de 40 a 49 anos, as mulheres representam aproximadamente 37% das candidaturas, com um crescimento de interesse em posições de supervisão ou liderança.

De acordo com o estudo, as mulheres se candidatam até três vezes mais para cargos relacionados ao SharePoint e a testes, na comparação com outras tecnologias. Xamarin, iOs e Android tiveram aumentos de 13%, 9% e 8%, respectivamente, o que mostra o interesse do público feminino no desenvolvimento de dispositivos móveis.

“A disponibilidade de candidatas é uma das primeiras brechas que devemos vencer para alcançar a equidade de gênero no setor tecnológico. Cada vez mais mulheres com maior conhecimento em novas tecnologias demonstram interesse pela área”, disse Rocío Belfiore, diretor de inovação da BairesDev. “Estamos conscientes de que ainda há um longo caminho a percorrer, mas essas estatísticas demonstram que os esforços para gerar paridade de gênero estão dando resultados”, acrescentou.

A BairesDev explicou que o estudo é uma maneira de demonstrar seu interesse em tornar os processos de recrutamento no setor de tecnologia mais diversificados e inclusivos. Para isso, recorre também a sistemas de contratação baseados em inteligência artificial, como Staffing Hero, que proporciona imparcialidade na seleção, independentemente de idade, gênero e nacionalidade, entre outros fatores. Além disso, incentiva a recomendação de profissionais do sexo feminino por meio do seu Programa de Indicação de Talentos, aberto para os funcionários e para o público em geral.

A empresa conta com uma equipe de mais de 5 mil desenvolvedores seniores em 36 países e fornece soluções de software para clientes como Google, Rolls-Royce, Johnson & Johnson, Pinterest e ViacomCBS.

TAGS

#equidade de gênero#mulheres na tecnologia#transformação digital

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas