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Black Friday deve provocar aumento no número de fraudes

Crimes digitais vêm registrando crescimento contínuo nos últimos dois anos e fazem disparar o volume de ações judiciais

28/11/2024

Black Friday deve provocar aumento no número de fraudes
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Por redação AIoT Brasil

Neste final de novembro, dois eventos chamam atenção no que se refere a segurança de dados e crimes digitais: a Black Friday, no dia 29, sexta-feira, quando aumenta significativamente o número de compras pela internet, e no sábado, 30, o Dia Nacional da Segurança da Informação. Ambos se relacionam, em 2024, com o avanço acelerado no número de fraudes em boletos de pagamento e de golpes de falsos sites de e-commerce, os delitos mais comuns no Brasil.

“O volume de ações movidas pelas empresas para se defenderem das fraudes na área de segurança da informação praticamente dobrou no nosso escritório nos dois últimos anos”, diz a advogada Vanessa Lima Nascimento, especialista em direito digital e sócia do Martinelli Advogados. Ela lembra que, no varejo eletrônico, os chamados sites espelhados são cada vez mais frequentes e representam uma ameaça em momentos de grande volume de vendas online, como a Black Friday.

Vanessa acrescenta: “Essas situações requerem procedimentos pela via administrativa ou judicial para conter a ação desses canais falsos, que trazem prejuízo tanto ao consumidor, cuja compra nunca será entregue, quanto à empresa varejista que tem o site clonado, com danos à sua credibilidade, principalmente quando há fraudes repetitivas utilizando seu nome”. A saída é tomar medidas tanto na área civil, para reparação dos danos, quanto na área criminal, para enquadrar os fraudadores pela prática de crime cibernético.

Outro tipo de ocorrência que também cresce rapidamente é a de boletos falsos. “Muitas empresas têm recebido boletos bancários falsos relativos a algum compromisso existente junto a um fornecedor, que foram gerados a partir da invasão de dados da companhia ou que são dados públicos”, diz a advogada.

Insights sobre a Black Friday
Em relação ao comportamento da audiência, a plataforma Winnin, que usa uma IA proprietária para mapear tendências culturais a partir do consumo de vídeos na internet, coletou dados a respeito da Black Friday 2024. A área de beleza e cosméticos lidera o engajamento, com mais de 1 milhão de interações em vídeos, seguida de comidas e restaurantes (600 mil) e vestuário e moda (500 mil). Essas categorias continuam sendo as preferidas pelos consumidores que buscam ofertas exclusivas.

Os vídeos relacionados a beleza e cosméticos foram os mais assistidos, com 13,5 milhões de visualizações. Em seguida, vêm comidas e restaurantes e, depois, doces e sobremesas, com 9 milhões e 5,5 milhões de visualizações, respectivamente. O setor de tecnologia também registrou um significativo engajamento, com destaque para computadores e eletrônicos (2,8 milhões de visualizações). Além disso, as áreas de jogos de ação e aventura e de empreendedorismo também tiveram desempenho significativo, com engajamento de 300 mil e 200 mil, respectivamente.

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