B3 lança assistente com IA para pequenos investidores
Ferramenta gratuita ajuda o usuário a encontrar corretores de ações e a entender os termos utilizados no mercado financeiro
02/07/202417/11/2022
Por redação AIoT Brasil
Dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022 mostram que no ano passado a cada 10 transações bancárias, sete foram realizadas por meio de canais digitais (mobile e internet banking), superando, pela primeira vez, as transações feitas por meios físicos. No segmento de crédito, essas mudanças passam desde os canais utilizados até a redução no tempo de aprovação do empréstimo.
Levantamento feito pela Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, especializada em automação do back office bancário, mostra que hoje o tempo médio de resposta para uma solicitação de crédito consignado é de, no máximo, um minuto.
Além disso, instituições que adotam a automação conseguem aumentar em 1.200% o volume de propostas analisadas. Isso ocorre porque uma pessoa consegue analisar até 500 propostas diariamente. Já o robô avalia, em média, 6,5 mil por dia, o que representa o trabalho de 13 pessoas.
Roberto Carrasco, CTO da Stoque, explica que essa transformação no setor só foi possível por conta do desenvolvimento e aplicação de diversas tecnologias. Segundo ele, ao solicitar um crédito via smartphone, um dos primeiros passos é o envio de uma foto do documento de identidade e uma selfie do cliente.
A análise das informações ocorre em segundos e de forma segura com o uso de tecnologias como OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que extrai os dados do documento de forma precisa, e o Facematch com inteligência artificial, que analisa se a selfie é da mesma pessoa.
A tecnologia de computer vision e motor de regras ainda conseguem comparar essas informações, usando uma ampla base de dados, e mapear com alta acuracidade possíveis tentativas de fraudes como a manipulação de documentos ou solicitação feita por pessoas em vulnerabilidade, entre outras situações que precisam de uma validação humana.
Como consequência, segundo o executivo, as instituições financeiras ganham em eficiência operacional, produtividade e redução de custos. Na outra ponta, os clientes se beneficiam com maior agilidade, transparência do processo e menos burocracia na hora de pedir um empréstimo.
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