AiotAiot


Arranha-céu brasileiro ganha recursos de IoT

Infinity Coast tem mais de 200 metros de altura, fica em Balneário Camboriú e já foi o prédio residencial mais alto do Brasil, além de um dos maiores da América Latina

07/06/2022

Arranha-céu brasileiro ganha recursos de IoT
Tamanho fonte

Por Redação AIoT Brasil

O Infinity Coast, famoso arranha-céu de Balneário Camboriú e que já foi o prédio residencial mais alto do Brasil, com mais de 200 metros de altura, concluiu o processo para tornar-se um prédio inteligente. Com a transformação liderada pela Schneider Electric, o edifício priorizou a eficiência e o conforto para seus moradores, trazendo inovação e sustentabilidade por meio da Internet das Coisas (IoT). 

Um dos prédios mais altos do Brasil, a torre requer controle preciso e complexo para o bom funcionamento do condomínio residencial. Em todos seus andares, foram instalados recursos que operam por meio do EcoStruxure Building Operation e o Building Management System (BMS). Essas ferramentas permitem executar tarefas como o monitoramento adequado do sistema de iluminação, telemetria de água e gás individual para cada apartamento, promovendo a economia e o consumo sustentável.

Além disso, o sistema da Schneider Electric se beneficia da realização de rotinas pré-agendadas. Com elas, é possível programar horários para o ativamento de funções básicas de um apartamento como também controlar todo o sistema de alarmes de segurança do prédio. Isso tudo por meio de uma interface amigável, permitindo o controle humano aliado à tecnologia.

Arquitetura escalável

Uma das principais novidades no prédio é a aplicação de arquitetura escalável. Com ela, é possível fazer pequenas alterações no código do sistema e adicionar funcionalidades independentes, sem a complicação da arquitetura monolítica. 

Segundo Sandra Haro, Chefe de Produto de Digital Buildings da Schneider Electric, “Agora, o cliente detém comando integrado completo de suas instalações na ponta dos dedos. O sistema de gerenciamento de iluminação, hídrico e de gás foi totalmente realizado utilizando os benefícios do modelo de automação predial, o que culminou na melhoria dos custos operacionais e de KPIs de sustentabilidade do Infinity Coast.”

Investir em tecnologia vem trazendo economias para o edifício e evitando gastos de recursos naturais. A arquitetura escalável ainda permite soluções de segurança e eficiência dos processos visíveis em sua UI. Como já aconteceu  com nossos smartphones, nossas residências se tornam cada vez mais inteligentes. 

TAGS

#digital buildings#IoT#Predio inteligente#smart cities#smart home

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas