Amazon Web Services libera modelos abertos da OpenAI
Clientes da AWS terão acesso no Bedrock e no SageMaker AI, unindo a OpenAI à nuvem da Amazon
12/08/2025

Por redação AIoT Brasil
A Amazon Web Services (AWS) anunciou que os modelos abertos da OpenAI — ou seja, modelos com os parâmetros treinados disponibilizados publicamente — estarão disponíveis via Amazon Bedrock e Amazon SageMaker AI pela primeira vez, permitindo que os clientes construam aplicações de inteligência artificial (IA) generativa de forma rápida e fácil.
Segundo a AWS, os dois novos modelos abertos da OpenAI—gpt-oss-120b e gpt-oss-20b—colocarão mais tecnologias de IA nas mãos das organizações e expandirão o impacto da tecnologia da OpenAI, tornando-a disponível para milhões de clientes na AWS. De acordo com a empresa, rodando no Amazon Bedrock, “o maior dos dois modelos abertos é três vezes mais eficiente em termos de custo-benefício que o modelo Gemini comparável, cinco vezes mais que o DeepSeek-R1, e duas vezes mais que o modelo OpenAI o4 comparável”.
“Modelos abertos são uma área importante de inovação no desenvolvimento futuro da tecnologia de IA generativa, por isso investimos em fazer da AWS o melhor lugar para executá-los, incluindo os que estão sendo lançados hoje pela OpenAI”, disse Atul Deo, diretor de produto da AWS. “A adição da OpenAI como nossa mais nova provedora de modelos abertos marca uma progressão natural em nosso compromisso de trazer IA de ponta para organizações em todo o mundo, e o tamanho inigualável de nossa base de clientes marca uma mudança transformadora no acesso à tecnologia avançada da OpenAI.”
À medida que as organizações adotam cada vez mais a IA com agentes, elas precisam de uma variedade de modelos capazes de executar tarefas complexas.Segundo a AWS, os modelos abertos da OpenAI atendem a essa necessidade com uma proporção convincente de desempenho por tamanho e raciocínio avançado, incluindo níveis ajustáveis, e saídas de cadeia de pensamento que dividem problemas complexos em etapas lógicas. Isso os torna ideais para casos de uso como fluxos de trabalho com agentes, codificação, análise científica e resolução de problemas matemáticos.
TAGS
#AI#Amazon Web Service#AWS#cloud computing#computação na nuvem#IA#inteligência artificial#nuvem