AiotAiot


Amazon desenvolve robô que aprimora o sentido de tato

O Vulcan pode representar um passo importante na “humanização” das máquinas que operam nos estoques de grandes varejistas

09/05/2025

Amazon desenvolve robô que aprimora o sentido de tato
Tamanho fonte

*Foto: reprodução Amazon

Por redação AIoT Brasil

A Amazon apresentou na terça-feira, durante o evento “Delivering the future” em Dortmund, Alemanha, o que definiu como seu “primeiro robô com sentido de toque”, capaz de tornar mais fácil e seguro o trabalho dos operadores de estoque e processar pedidos com mais eficiência. Desenvolvido com base em avanços em robótica, engenharia e IA física, o novo robô foi chamado de Vulcan e possui habilidades táteis aprimoradas para assumir tarefas mais complexas de produção e manipulação de produtos, entre outras aplicações.

Em uma matéria publicada no site da Amazon, Aaron Parness, diretor de ciências aplicadas da empresa, disse que, apesar de todas as proezas que realizam – como derrotar mestres de xadrez, dirigir veículos e apoiar cirurgias complexas –, em sua maioria os robôs são insensíveis, e não apenas no sentido emocional. “O robô típico é entorpecido e burro. No passado, quando robôs industriais tinham um contato inesperado, eles paravam ou rompiam a conexão. Muitas vezes, nem sabiam que haviam atingido algo, pois não conseguiam sentir o toque”, acrescentou.

De acordo com Parness, o Vulcan representa um salto fundamental na robótica e já está mudando a maneira de atuar dos operadores nos centros de distribuição da Amazon: “Não se trata apenas de ver o mundo, mas de senti-lo, o que possibilita capacidades que eram impossíveis para os robôs da Amazon até então”, afirmou.

A empresa já contava com robôs capazes de pegar objetos, como os modelos Sparrow, Cardinal e Robin, que usam visão computacional e ventosas para movimentar produtos ou pacotes embalados. O Proteus, o Titan e o Hercules também levantam e transportam carrinhos de mercadorias nos centros de distribuição, mas nenhum deles tinha o mesmo sentido de tato do Vulcan e a capacidade de entender quando e como fazer contato com um objeto.

Essa habilidade se deve à IA, a uma ferramenta na extremidade do braço e a câmeras e sensores de feedback que informam o quão forte o Vulcan está empurrando ou com que firmeza está segurando algo, para que possa ficar abaixo do ponto em que corre o risco de causar danos. Segundo a Amazon, com a capacidade de selecionar cerca de 75% de todos os tipos de itens armazenados, e em velocidade comparável à dos funcionários, o novo robô deve provocar uma mudança radical na forma como a automação e a IA podem atuar nas tarefas diárias.

TAGS

#amazon#automação#engenharia#humanização das máquinas#IA física#robótica#tato#Vulcan

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas