AiotAiot


Alta liderança e TI divergem em relação à IA generativa

Pesquisa indica que os profissionais de tecnologia se sentem pressionados pela direção e querem mais segurança na aplicação

02/04/2024

Alta liderança e TI divergem em relação à IA generativa
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O ritmo de implantação dos recursos de inteligência artificial generativa está provocando uma divisão interna nas empresas, na medida em que as lideranças querem a aplicação rápida da tecnologia e os profissionais de TI se sentem sobrecarregados e pressionados e buscam mais segurança. Essa divergência foi constatada na pesquisa global “AI-IT Disconnect” realizada pela Salesforce, que ouviu 600 profissionais no Reino Unido, França, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Estados Unidos, em dezembro de 2023 e janeiro deste ano.

Em resumo, segundo a Salesforce, enquanto os líderes querem velocidade, a área de TI pede por segurança e menor pressão. Nada menos do que 88% dos profissionais de TI afirmaram que não conseguem suportar o volume excessivo de demandas relacionadas à IA generativa que recebem em suas organizações, e 60% disseram que a maioria das empresas tem expectativas irracionais quanto à velocidade e à agilidade da implantação de novas tecnologias.

Porém, isso não significa que os profissionais de TI não se entusiasmem com a IA generativa. Ao contrário, 86% afirmaram que o seu trabalho se tornou mais importante desde a introdução da tecnologia. Ao mesmo tempo, 90% observaram que a IA generativa os forçou a reavaliar sua estratégia tecnológica, mudando a mentalidade das equipes em relação à forma como a nova tecnologia é integrada e utilizada.

Gabriel Dornella, diretor de engenharia de soluções da Salesforce, destacou que as altas lideranças das empresas e suas respectivas áreas de tecnologia precisam refazer o alinhamento estratégico para extrair o máximo da IA generativa: “É compreensível que as grandes vantagens da IA, como o aumento de produtividade, aumentem a pressão por uma integração rápida. Porém, é preciso encontrar um equilíbrio entre velocidade e segurança no longo prazo. Integrar de forma efetiva a tecnologia antes da concorrência representa uma oportunidade enorme para as organizações”, disse.

De acordo com Juan Perez, vice-presidente executivo e diretor de informações da Salesforce, os executivos estão compreensivelmente entusiasmados com as promessas da IA generativa e com os ganhos de produtividade que a tecnologia pode proporcionar, mas o processo requer uma reflexão mais aprofundada: “Os CIOs e as equipes de TI podem hesitar e potencialmente perder a oportunidade de aproveitar a tecnologia antes de seus concorrentes, ou podem liderar o caminho, repensando como as empresas implementam IA confiável de maneira responsável e sustentável”, avaliou.

TAGS

#estratégia tecnológica#IA generativa#inteligência artificial generativa

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas