A Amazon anunciou um projeto em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que tem como objetivo auxiliar as pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
04/09/2024
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A Amazon anunciou um projeto em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que tem como objetivo ajudar as pessoas que têm TDAH. A ideia é utilizar a assistente virtual Alexa pra ajudar na capacidade de concentração, controle da impulsividade e imediatismo de indivíduos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
A Associação desenvolverá uma cartilha para que os clientes aprenderem mais com a Alexa sobre o tema, demonstrando como a inteligência artificial da Amazon pode colaborar em áreas como a concentração do autista, ajudar a controlar a impulsividade e até mesmo ansiedade e o imediatismo que são comuns em indivíduos com TDAH.
Uma pesquisa inédita realizada pela Hibou Pesquisas & Insights, encomendada pela Amazon, revelou que 1 em cada 3 pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil utiliza assistentes virtuais diariamente, sendo Alexa a mais popular. A pesquisa, realizada em maio de 2024 com 488 participantes, mostrou que 91% das PCDs conhecem a tecnologia de assistentes virtuais, e 66% relatam impactos positivos em suas vidas.
O que para muitas pessoas é conveniência e ganho de tempo, para pessoas com deficiência pode significar mais autonomia. As funções mais utilizadas por eles são: reprodução de música (58%); controle de casa inteligente (46%); configuração de alarme e timers (49%); notícias (43%); configuração de lembretes (42%); comunicação (40%); criação de rotinas automatizadas (29%); fazer compras ou controlar pedidos (24%); e leitura de texto em voz alta (22%).