Concorrentes viram parceiros com tendência de serviços multicloud
Empresas brasileiras já contratam infraestrutura de vários provedores
08/04/202406/05/2022
Por redação AIoT Brasil
A TeamViewer anunciou o lançamento do AiStudio, um complemento integrado à plataforma Frontline que combina recursos de inteligência artificial com fluxos de trabalho de realidade aumentada. Trata-se de um algoritmo de autoaprendizagem capaz de treinar modelos de IA para reconhecimento de imagens e objetos, cujo uso não requer habilidades de programação e, segundo a empresa, permite que os clientes adicionem novas capacidades às operações diárias e melhorem processos por meio de verificação automatizada.
Grandes parceiros globais da TeamViewer que atuam no setor de alimentos e bebidas, como a NSF, participaram de um programa fechado de acesso antecipado ao AiStudio e desenvolveram fluxos de trabalho apoiados por IA em controle de qualidade e segurança em unidades industriais. Os casos de uso incluem a verificação automática de luvas de higiene utilizadas durante os processos de preparação de alimentos e a confirmação do comissionamento correto na logística dos armazéns.
De acordo com Hendrik Witt, diretor de produto da TeamViewer, a nova tecnologia vai melhorar as tarefas diárias dos trabalhadores nas fábricas: “A integração das capacidades de IA e realidade aumentada nos fluxos de trabalho foi um passo bastante lógico para nós. O aperfeiçoamento de processos manuais complexos com algoritmos de autoaprendizagem é realmente um divisor de águas para projetos de digitalização, agregando valor imediato. A inteligência artificial pode, por exemplo, realizar tarefas e procedimentos de verificação com muito mais rapidez e precisão, reduzindo a quase zero o nível de probabilidade de erros humanos”, afirmou.
O AiStudio pode ser utilizado também em processos de garantia de qualidade e na detecção de produtos danificados ou mal montados, assim como no reconhecimento automático de equipamentos de fábrica e máquinas industriais e no fornecimento imediato de informações adicionais, como instruções de manutenção por meio de um software de realidade aumentada.
Para os clientes com licença Frontline, outros dois recursos de IA estarão disponíveis, um deles para detectar sinais de aviso no chão de fábrica por câmeras inteligentes e o outro para aferir a vida útil dos capacetes de segurança. Segundo a TeamViewer, as empresas poderão ainda implantar mais verificações automáticas, adicionando camadas extras baseadas em IA a seus locais de trabalho.
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