Adobe Sign promete acelerar a transformação digital
Serviço de assinatura eletrônica com base em IA foi apresentado durante evento realizado pela primeira vez no Brasil, depois de passar pelo México, Colômbia e Chile
25/02/2022
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Para divulgar seu serviço de assinatura eletrônica Sign, a Adobe promoveu no dia 22 de fevereiro um evento online que contou com a participação de duas profissionais de grafologia, para comprovar as funcionalidades da ferramenta. As grafólogas analisaram algumas assinaturas e explicaram que o estilo de escrita é pessoal e intransferível e representa características pessoais de cada indivíduo, assim como as assinaturas eletrônicas.
Já admitida na maioria dos países, a assinatura eletrônica é um meio online auditável e verificável de obter consentimento ou aprovação em contratos ou formulários com valor legal. Com esse recurso, é possível assinar documentos eletronicamente, por meio do computador ou de um dispositivo móvel, numa prática cujo uso se ampliou durante a pandemia e o consequente distanciamento social.
No caso da Adobe, o serviço de assinatura eletrônica Sign é baseado na inteligência artificial própria da empresa, a Adobe Sensei, e pode ser utilizado por empresas e pessoas físicas. A Adobe Sensei é uma estrutura de serviços inteligentes integrados a uma plataforma que utiliza IA, aprendizado de máquina e aprendizado profundo para coletar insights de conteúdo e dados, aplicar habilidades “humanas” como julgamento e criatividade e automatizar processos.
De acordo com a fornecedora de soluções de software, a IA aplicada permite escanear documentos em papel e enviá-los por e-mail ou outros canais, devidamente assinados. “A Adobe Sensei ajuda a limpar a imagem e pode detectar e gerar automaticamente os campos de formulário necessários”, explica a empresa. A IA também é capaz de identificar automaticamente os limites para cortar e corrigir a perspectiva do documento de forma algorítmica e usa técnicas de processamento de imagem para tornar mais nítida a assinatura do usuário que foi digitalizada ou inserida manualmente.
Realizado pela primeira vez no Brasil, depois de passar pelo México, Colômbia e Chile, o Adobe Sign Tour teve o objetivo de mostrar o potencial dos serviços de assinatura eletrônica na nuvem. Segundo Eduardo Jordão, gerente da Adobe no Brasil, o webinar foi “uma oportunidade única para que executivos dos mais diversos segmentos entendessem como podem otimizar processos burocráticos de documentação”.