AiotAiot


5G? Já tem gente de olho no 6G!

Empresas como a Viavi impulsionam pesquisas com a oferta de recursos e tecnologia para centros de pesquisa dedicados às telecomunicações pelo mundo

30/08/2022

5G? Já tem gente de olho no 6G!
Tamanho fonte

A Viavi Solutions anunciou que está apoiando pesquisas acadêmicas e industriais sobre 6G em todo o mundo por meio de seu novo programa 6G Forward. O programa visa fornecer conhecimento, tecnologia e financiamento para direções de pesquisa promissoras que irão avançar as tecnologias sem fio de próxima geração.

A Viavi já apoia três universidades: a Northeastern University e a University of Texas em Austin, nos Estados Unidos, e a University of Surrey, no Reino Unido. Na Northeastern University, a Viavi apoia o Wireless Internet of Things Lab e o centro de pesquisa colaborativa Open6G, liderado pelo Prof. Tommaso Melodia. Esse grupo explorará a modelagem em larga escala de canais de propagação de RF com base nas tecnologias de IA e ML para desenvolver modelos digitais idênticos às redes 6G em escala urbana.

A equipe também está desenvolvendo um banco de testes de otimização de formação de feixe Massive MIMO habilitado para RAN Intelligent Controller (RIC) usando o emulador de canal de RF de 256 portas Colosseum e o Viavi E500 UE Emulator.

Na Universidade do Texas, em Austin, a empresa está apoiando o 6G@UT sob a liderança do Prof. Jeff Andrews dentro do Wireless Networking and Communications Group (WNCG). O principal tópico da pesquisa conjunta é a aplicação de aprendizado de máquina de ponta a ponta, especialmente aprendizado de reforço profundo (DRL) sob condições extremas para treinar novamente os analistas de tráfego móvel mais robustos.

Na Universidade de Surrey, no Reino Unido, a Viavi é membro fundador do Centro de Inovação 5G/6G liderado pelo Prof. Regius Rahim Tafazolli. O Centro de Inovação aborda os principais desafios no desenvolvimento de sistemas avançados de comunicação e infraestrutura 5G, 5G+ e 6G, fornecendo conectividade para tecnologias futuras.

As principais áreas de pesquisa são: antenas e processamento de sinal; inteligência artificial para comunicação sem fio; redes e serviços inteligentes e de alto desempenho; tecnologia e gerenciamento inteligente de RAN; segurança de rede móvel; nova camada física; comunicações por satélite; componentes e comunicações THz, considerando futuras comunicações e sensores integrados.

Veja outras outras iniciativas focadas em 6G ao redor do mundo:

  • A Next G Alliance, uma iniciativa do setor liderada pela Atis focada no avanço da liderança da tecnologia móvel norte-americana em 6G e outras tecnologias na próxima década. Os projetos abrangem todo o ciclo de vida de pesquisa e desenvolvimento, fabricação, padronização e prontidão para o mercado.
  • 6G BRAINS, que está desenvolvendo Deep Reinforcement Learning (DRL) multiagente orientado por IA para realizar alocação de recursos em redes 6G para a Indústria 4.0, transporte inteligente, e-saúde e outras aplicações. Apoiado pelo Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, as iniciativas 6G Brains incluem fornecer às operadoras de rede novas opções para usar e combinar espectro sub-6 GHz, mmWave e THz, bem como comunicações ópticas sem fio.
  • O Beyond 5G Promotion Consortium, um fórum para indústria, academia e governo no Japão para compartilhar informações sobre pesquisa e desenvolvimento em áreas como a integração do ciberespaço com o mundo real, conhecido como Sociedade 5.0.

Mais informações sobre  6G estão disponíveis em https://www.viavisolutions.com/en-us/solutions/6g.

TAGS

#6G#DRL#machine learning (ou aprendizado de máquina)#pesquisas acadêmicas#viavi

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas