AiotAiot


56% dos jornalistas usam IA em suas tarefas, aponta pesquisa

Apesar da adesão pela maioria dos profissionais, a falta de capacitação segue como grande desafio para um uso mais eficiente da tecnologia

24/06/2024

56% dos jornalistas usam IA em suas tarefas, aponta pesquisa
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Diante da implementação cada vez mais massiva da IA na produção jornalística, seu uso pelos profissionais passou a ser tema de debates quanto à ética e à transparência ao leitor sobre a autoria dos conteúdos produzidos.

Neste cenário, o grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas da ESPM-SP, em parceria com o boletim Jornalistas&Cia, divulgou recentemente a pesquisa A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros, elaborada para identificar o nível de conhecimento e utilização da Inteligência Artificial Generativa por jornalistas no Brasil.

O estudo indicou que 56% dos jornalistas utilizam IA em suas atividades, embora 38,3% tenham expressado discordância parcial ou total com o uso da tecnologia. As principais demandas onde a ferramenta é incorporada são: produção de conteúdo (53,9%), seguido pela apuração (27,2%), distribuição (20,1%) e operações comerciais (14,9%).

A pesquisa também destaca a falta de capacitação sobre o uso de IA entre os jornalistas como um dos principais desafios, 76,5% afirmaram nunca terem realizado algum tipo de treinamento. Além disso, 68,3% dos entrevistados temem cortes de postos de trabalho devido à tecnologia.

O levantamento foi realizado entre o período de 19 de dezembro de 2023 e 24 de fevereiro de 2024, com uma amostra de 423 jornalistas que responderam a um questionário online de 13 perguntas em escala Likert (com alternativas de concordância e discordância total). Participaram do levantamento profissionais das cinco regiões do país, diferentes faixas etárias, áreas de atuação, funções e vínculos empregatícios.

TAGS

#AI#ESPM#GenAI#IA#IA generativa#Jornalismo

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas