AiotAiot


5 coisas para fazer com o GitHub Codespaces

De geração de imagens com IA até a execução de workshops de programação autoguiados, a ferramenta ajuda desenvolvedores a otimizarem o fluxo de trabalho

19/06/2023

5 coisas para fazer com o GitHub Codespaces
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O GitHub Codespaces é um ambiente de desenvolvimento  baseado em nuvem e que tem recebido muita atenção da comunidade de desenvolvimento de software. Essa ferramenta tem tornando mais fácil para que desenvolvedores possam programar, construir, testar e corrigir bugs em aplicativos sem a necessidade de instalar softwares em suas máquinas. Ele simplifica o desenvolvimento usando o ambiente de hospedagem em nuvem, sendo possível também gerenciá-lo a partir da linha de comando.

Como ainda existem muitas possibilidades a serem exploradas com o Codespaces, o GitHub listou algumas das principais tarefas que podem ser realizadas com ele e que a maioria das pessoas ainda não conhece. Confira:
1. Gerar imagens com IA
O Stable Diffusion pode ser utilizado com o GitHub Codespaces. Como DALL-E e Midjourney, é um dos muitos modelos de machine learning que usam deep learning para converter texto em arte e imagens. Todo esse procedimento requer muitos recursos e, para realizar atividades intensivas como o Stable Diffusion, especialistas geralmente recomendam um computador com uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) forte.

No entanto, nem todo mundo tem esse tipo de capacidade computacional. Nesse caso, é possível usar o Codespaces, já que é hospedado em uma máquina virtual. Profissionais de desenvolvimento podem definir o tipo de configuração que quiserem, além de solicitar acesso a um codespace alimentado por GPU se precisarem de uma máquina mais potente, o que significa que pessoas engenheiras de machine learning conseguem utilizar um iPad ou Chromebook para executar cálculos de aprendizado profundo com muitos dados por meio do GitHub Codespaces.

2. Programação em par com IA
O GitHub Copilot é uma ferramenta que oferece sugestões de preenchimento automático de código alimentada por IA que ajuda a escrever código mais rapidamente, propondo trechos e finalizando-os por conta própria, e também é compatível com Codespaces.

Isso faz todo o sentido, já que as duas ferramentas visam melhorar a produtividade e a experiência de programação: pessoas desenvolvedoras que têm a flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar podem, muitas vezes, ser mais produtivas trabalhando durante seu melhor horário, em um ambiente adequado e sem as distrações de um escritório tradicional.

Outra ferramenta interessante do Copilot é o “Hey, GitHub!”, um programador de IA de mãos-livres ativado por voz, que melhora a experiência de trabalho para pessoas com pouca destreza manual ou deficiências visuais, aumentando a diversidade entre todos, e que será lançado em breve.

3. Programação em par com um colega de equipe
Ser capaz de programar de qualquer lugar também significa que desenolvedores podem colaborar com colegas de todo o mundo. Mas, trabalhando remotamente, a programação em pares pode ser desafiadora, já que é mais difícil compartilhar a tela e o código quando se está longe da outra pessoa. É por isso que soluções como a extensão Live Sharing são importantes nesse sentido, porque facilitam a programação remota em pares com o GitHub Codespaces.

Com a extensão Live Share, colaboradores podem trabalhar juntos na mesma tarefa, o que pode levar a uma maior diversidade de ideias e perspectivas, como oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

 

4. Ensinar programação

A comunidade do GitHub tem 100 milhões de desenvolvedores  e educar a próxima geração é um passo importante. Por esse motivo, a empresa também incentiva aqueles que podem ensinar outras pessoas a escrever código, e ensinar a programar ou apresentar uma aula no Codespaces.

Ao invés de esperar que iniciantes entendam como clonar repositórios para trabalhar com um template, podem abrir um codespace e operar em um ambiente de desenvolvimento estabelecido. Todos podem estar na mesma sala que o professor e acompanhar facilmente.

Além disso, o GitHub Codespaces é mais acessível para professores e alunos, pois a plataforma oferece 180 horas gratuitas de uso (equivalente a cinco tarefas por mês para uma turma de 50 pessoas).

5. Aprender um novo framework
Estudar, geralmente, é mais bem-sucedido quando assistir tutoriais é equilibrado com a produção de tarefas. Os templates de início rápido do GitHub Codespaces são um método rápido  para aprender um novo framework.

Os templates de início rápido incluem código boilerplate, portas redirecionadas e um contêiner de desenvolvimento configurado para alguns dos frameworks de aplicativos mais comuns, incluindo Next.js, React.js, Django, Express, Ruby on Rails, Preact, Flask e Jupyter Notebook. Os templates fornecem uma área restrita para as pessoas desenvolvedoras criarem, testarem e corrigirem bugs de programas em um codespace. Leva apenas um único clique para abrir um template e experimentar um novo framework.

Experimentar um framework em um codespace pode ajudar profissionais a entenderem melhor sua estrutura e funcionalidades, já que auxilia a identificar possíveis limitações ou desafios que podem enfrentar ao trabalhar com o framework em um projeto do mundo real.

TAGS

#código boilerplate#deep learning#GitHub Codespaces#GitHub Copilot#IA

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas