IA de Elon Musk viraliza depois de sugerir voto em Lula
Grok provoca polêmica ao dizer que escolheria o presidente pelo seu alinhamento com a democracia, o meio ambiente e o bem-estar social
04/04/202526/04/2023
Por redação AIoT Brasil
O governo do Reino Unido liberou 100 milhões de libras (cerca de US$ 125 milhões) para a força-tarefa responsável pelo desenvolvimento da “nova geração de inteligência artificial segura”, com foco em modelos de linguagem semelhantes ao ChatGPT e ao Google Bard. O anúncio foi feito na segunda-feira, 24 de abril, em comunicado oficial assinado pelo primeiro-ministro Rishi Sunak e por Michelle Donelan, secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia.
Além disso, foram acrescentadas 900 milhões de libras ao orçamento da área de tecnologia da computação, como parte do esforço de acelerar o desenvolvimento de novas ferramentas de IA para aplicação em uma ampla gama de tarefas. Segundo o governo, o objetivo é ajudar a “consolidar a posição do Reino Unido como superpotência científica e tecnológica até 2030”.
A força-tarefa, criada com base no modelo adotado no combate à pandemia de covid-19, tem a responsabilidade de tornar mais seguro e confiável o uso de IA generativa, tida como fundamental e estratégica para todas as áreas da economia. Deve, ainda, assegurar que o Reino Unido seja globalmente competitivo nessa tecnologia.
“Ao investir em tecnologias emergentes por meio de nossa nova força-tarefa especializada, queremos continuar liderando o desenvolvimento de IA segura e confiável como parte da formação de uma economia mais inovadora no Reino Unido”, disse o primeiro-ministro Rishi Sunak. “O potencial da IA oferece enormes oportunidades para expandir nossa economia, criar empregos mais bem remunerados e construir um futuro melhor por meio de avanços em saúde e segurança”, acrescentou.
Michelle Donelan destacou que, desenvolvida de forma responsável, a IA de ponta pode ter um impacto transformador em quase todos os setores. “Pode, por exemplo, revolucionar a forma como desenvolvemos novos tratamentos médicos, enfrentamos as mudanças climáticas e melhoramos nossos serviços públicos, ao mesmo tempo em que crescemos e preparamos nossa economia para o futuro”, afirmou.
Para a secretária de Tecnologia britânica, é preciso agir rapidamente a fim de que sejam aproveitadas as oportunidades que a IA oferecerá em breve. O governo estima que os recursos de IA podem fazer o PIB global aumentar 7% em uma década, com potencial para triplicar as taxas de crescimento da produtividade, principalmente em áreas como saúde e educação.
#ChatGPT#Google Bard#IA generativa#inteligência artificial#inteligência artificial segura#tecnologia da computação
Grok provoca polêmica ao dizer que escolheria o presidente pelo seu alinhamento com a democracia, o meio ambiente e o bem-estar social
04/04/2025IA de busca lançada no Brasil em agosto do ano passado promete resumos concisos e relevantes e aprofundamento das pesquisas
03/04/2025Os dois filmes do partido foram produzidos inteiramente com a tecnologia e alertam para o risco de manipulação nas eleições
02/04/2025