Edição de fotos movida a IA
Larissa Morimoto, growth manager da Photoroom, fala sobre a estratégia da startup francesa para crescer nesse mercado e aponta novos recursos que estão a caminho
30/10/202409/09/2022
Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil
Se por um lado sua tarefa não é das mais fáceis (tornar a internet um lugar mais seguro, protegendo empresas por meio de uma plataforma de verificação de identidade e que combate a lavagem de dinheiro), por outro, a Jumio tem à frente um mercado promissor.
Tanto que a empresa cresceu 300% na América Latina em 2021, além de um crescimento global de 130% em receita e lucratividade no ano passado. E durante o primeiro trimestre de 2022 já ampliou suas vendas em 140%.
Samer Atassi (à esquerda), vice-presidente da Jumio para a América Latina, conversou com o AIoT Brasil sobre deepfakes, bots e ataques avançados de falsificação, que têm tornado a verificação de identidade e a chamada detecção de vida recursos cada vez mais essenciais na segurança das empresas, além de destacar a importância crescente da inteligência artificial na área de segurança.
AioT Brasil: Quais são os principais desafios e soluções da Jumio? Quais empresas utilizam as soluções da empresa?
Samer Atassi, vice-presidente da Jumio para a América Latina: A missão da Jumio é tornar a internet um lugar mais seguro, protegendo os ecossistemas das empresas através de uma plataforma unificada de verificação de identidade, eKYC (Know Your Customer) e AML (antilavagem de dinheiro). A plataforma Jumio oferece uma gama de serviços de prova de identidade e AML para estabelecer, manter e reafirmar confiança com precisão desde a abertura de conta até o monitoramento contínuo de transações nos mais variados mercado – financeiro, educação, games, saúde…
Aproveitando tecnologia avançada, incluindo IA, biometria, machine learning, detecção de vida e automação, a Jumio ajuda as organizações a combater fraudes e crimes financeiros, cadastrando e fazendo o onboarding de clientes mais rapidamente e atender à conformidade regulatória, incluindo KYC, AML e GDPR. A Jumio processou mais de 1 bilhão de transações em mais de 200 países e territórios a partir de transações web e móveis em tempo real.
Operamos globalmente com escritórios na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, e recebemos inúmeros prêmios de inovação.
Nossas soluções são usadas por uma ampla gama de empresas em todo o mundo, com clientes como HSBC, Rappi e United Airlines, para citar algumas. Especificamente na América Latina, focamos em serviços financeiros, jogos e jogos online, economia compartilhada e saúde.
Clientes no Brasil incluem Hotmart, Liquidase, Swapfy, Diax Capital, GMALATO, P2P e Nomad.
AioT Brasil: Qual a importância da inteligência artificial para as soluções da empresa?
Samer Atassi: Cada vez mais provedores de verificação de identidade estão utilizando a inteligência artificial (IA) para determinar se um documento de identificação (ID) é autêntico, para comparar a selfie de um cliente com a foto em seu ID e até mesmo para determinar se a pessoa que está criando uma nova conta online está fisicamente presente.
Na Jumio, usamos a IA para criar modelos de deep learning, a fim de melhorar a verificação de identidade com precisão, identificar identidades fraudulentas e tornar o processo de verificação mais rápido. A IA reduz consideravelmente o tempo necessário para verificar um documento ou uma identidade online que, por sua vez, ajuda os clientes da Jumio a reduzir suas taxas de abandono e aumentar novas conversões de contas.
AioT Brasil: Como a Inteligência Artificial atua no processo de verificação de identidade?
Samer Atassi: Essas etapas básicas descrevem como a IA é usada para tomar decisões de verificação de identidade:
AioT Brasil: Qual a importância da verificação de identidade nos negócios?
Samer Atassi: É crucial. Cada vez mais, atividades básicas como gerenciar suas finanças, passar do ponto A para o ponto B e até mesmo obter serviços de saúde estão sendo digitalizadas, e isso requer identificação e verificação de identidade. Não só durante o processo de onboarding, mas cada vez que você usa o serviço. Também sabemos que os consumers se preocupam muito com fortes processos de verificação de identidade e isso pode fazer a diferença na hora de eles escolherem uma marca para interagir.
Leve-se em consideração que, devido à pandemia, a digitalização acelerou e a maioria dos serviços online implica transações monetárias através da internet em qualquer momento.
AioT Brasil: Com o crescimento das deepfakes, a verificação de identidade tornou-se mais importante. Como a solução de verificação detecta esse tipo de fraude?
Samer Atassi: Deepfakes, bots e ataques avançados de falsificação tornaram a detecção de vida um recurso essencial em qualquer solução de verificação baseada em biometria.
Nós nos afastamos de truques baseados em gestos, como pedir ao usuário para piscar, mover os olhos ou falar uma senha aleatória, pois essas técnicas prejudicam a experiência do usuário, e também são facilmente enganadas por táticas básicas de spoofing. A detecção de vida da Jumio simplesmente exige que o usuário mantenha seu dispositivo móvel em um ângulo natural. A solução então realiza a liveness e a detecção anti-spoofing usando a tecnologia avançada de selfie para garantir que o usuário seja real (não uma foto, vídeo ou cópia em papel), não está usando uma máscara e está fisicamente presente no momento da detecção.
AioT Brasil: Como funciona a solução antilavagem de dinheiro?
Samer Atassi: Nossa solução funciona através de três fases-chave:
AML Screening – onde examinamos os usuários contra sanções e listas de observação globais, regionais e locais, dados peps e mídia adversa. Isso geralmente ocorre durante o onboarding, mas também pode ocorrer periodicamente para monitorar os usuários existentes.
A lavagem de dinheiro não para depois do onboarding. É um processo contínuo. É aqui que o monitoramento de transações entra em jogo. Cada transação realizada por cada cliente pode ser monitorada. Isso capacita aequipe de compliance de uma organização a tomar melhores decisões mais rapidamente e mitigar a ameaça de crime financeiro.
Finalmente, há gerenciamento de casos e investigação. Depois que um possível crime financeiro foi detectado, fornecemos ferramentas poderosas para facilitar o trabalho dasequipes de compliance. Os casos podem ser revistos e, em alguns deles, os formulários podem ser preenchidos automaticamente graças às soluções de detecção da Jumio.
AioT Brasil: Como a atividade financeira suspeita é detectada?
Samer Atassi: As organizações podem personalizar seus limites de risco. A lavagem de dinheiro é um processo de fazer com que os fundos obtidos ilegalmente (“dinheiro sujo”) pareçam legais. Os fundos ilegais são introduzidos pela primeira vez no sistema financeiro legítimo para esconder sua fonte real. O dinheiro sujo é frequentemente movimentado através de organizações de serviços financeiros como bancos, empresas de seguros, corretores de imóveis e investimentos para legitimar ainda mais o dinheiro. Lavadores de dinheiro também depositam dinheiro em pequenos negócios ou transferem dinheiro para países estrangeiros para evitar suspeitas.
Através dessas múltiplas transações, o ‘dinheiro sujo’ parece limpo e é integrado ao sistema financeiro. Os criminosos podem retirar o dinheiro lavado de contas legítimas e colocá-lo para o financiamento do terrorismo, do crime organizado, do tráfico de drogas ou do tráfico humano.
Os programas de conformidade da AML devem monitorar as transações dos clientes para atividades suspeitas e avaliar os perfis de risco de seus clientes. O monitoramento de transações deve detectar transações acima de limites regulatórios, padrões de transações incomuns, qualquer transação envolvendo PEPs (pessoas expostas politicamente) ou indivíduos sancionados e qualquer transação envolvendo um país de alto risco.
AioT Brasil: O software é capaz de lidar com crimes envolvendo criptomoedas e ativos da bolsa de valores?
Samer Atassi: Sim. A solução Jumio AML pode realizar o monitoramento de transações em todas as moedas, incluindo criptomoedas e transações entre moedas diferentes. Também pode avaliar diferentes tipos de atividade, incluindo transações de valores mobiliários. O motor de detecção avalia as transações que são alimentadas na plataforma Jumio executando regras que identificam atividades suspeitas.
Essas regras são totalmente personalizáveis para atender às necessidades únicas de cada um de nossos clientes. Isso permite que a Jumio monitore todos os tipos de transações financeiras, independentemente de serem de um banco, fintech ou corretora de ações.
AioT Brasil: Pelo fato de utilizar dados bancários, como é garantida a segurança de dados verificados pela Jumio?
Samer Atassi: Na Jumio, nos esforçamos para garantir que a segurança da informação e a proteção de dados sejam incorporadas aos nossos processos internos e de tecnologia desde o início de tudo o que fazemos. Somos capazes de conseguir isso através do esforço de nossos times e stakeholders trabalhando juntos em nosso negócio. Nossa forte postura foi validada por meio de certificações externas que alcançamos como resultado do esforço constante da Jumio e foco em nossos programas de segurança da informação e proteção de dados.
AioT Brasil: Como foi 2021 para a empresa e qual é a previsão para 2022 (por favor, cite números ou percentuais)?
Samer Atassi: A Jumio encerrou 2021 com crescimento de 130% em receita e lucratividade ano a ano e durante o primeiro trimestre de 2022 continuamos essa tendência e tivemos crescimento de 140% nas vendas. Só na América Latina tivemos um crescimento de 300% em 2021. Esperamos continuar crescendo na região à medida que a verificação de identidade e identidade se torna cada vez mais necessária à medida que continuamos digitalizando nossas vidas.
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