AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Esta semana a Amazon comemora dois anos de lançamento da Alexa no Brasil e sete anos de seu serviço de voz no mundo. O setor de dispositivos pessoais inteligente no país tem forte potencial de crescimento, como atestam as previsões da IDC Brasil. Segundo a consultoria, a área de equipamentos para automação doméstica deve ultrapassar US$ 291 milhões em 2021 (crescimento de 21% em relação ao ano anterior). “Com mais tempo em casa, há necessidade de um lar mais funcional e inteligente”, explica Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria da consumer devices da IDC Brasil.

EchoShow 10, novo equipamento que utiliza a inteligência artificial da Amazon

Para marcar a data, levantamos alguns números e curiosidade sobre a Alexa no país:

  • São mais de 2.000 skils (aplicativos ) disponíveis.
  • “Alexa, bom dia” é uma das ativações mais solicitadas por aqui: foi dita mais de 38 milhões de vezes nos últimos 12 meses, quatro vezes mais do que no primeiro ano no país.
  • Nos últimos 12 meses foram lançados seis novos modelos de dispositivos Echo e Fire TV, entre eles o Echo Show 10, com display HD que se move automaticamente conforme as pessoas interagem com a Alexa, acompanhando o deslocamento do usuário.
  • Já são mais de 650 produtos compatíveis ou com Alexa embutida, fabricados por marcas como Samsung, LG, Multilaser, Intelbras, Positivo, Philips Hue, entre outras
  • Nos últimos 2 anos, a Alexa tornou-se uma aliada das pessoas com deficiência no Brasil, oferecendo ferramentas para ajudar em sua autonomia e independência ao realizar tarefas por comando de voz para ligar e desligar as luzes, ativar o ar-condicionado ou simplesmente escolher uma música. Em 2020, a Amazon criou o Prêmio Alexa de Acessibilidade.
  • Com as inscrições do prêmio, a Alexa ganhou 98 novas skills, como a vencedora “Memória Sonora”, que ajuda no desenvolvimento mental e na cognição, e a segunda colocada “Onde eu guardo isso”, que ajuda as pessoas a se lembrarem onde guardaram objetos.
  • Para continuar apoiando a comunidade de pessoas com deficiência, a Alexa fez parte do Teleton 2021, uma campanha da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) de incentivo a doações para a ONG, trazendo informações sobre o programa na voz da Alexa e divulgando histórias de como a IA apoia profissionais de saúde que cuidam de pessoas com deficiência e pessoas assistidas pela instituição.
  • Um dos jogos mais populares, o game de adivinhação Akinator, foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes no último ano, seguido pelo “Jogo do Milhão”, com 2,1 milhões de partidas no mesmo período. A Galinha Pintadinha é outra skill de entretenimento muito popular, e já foi ativada mais de 1,6 milhão de vezes desde novembro de 2020.
  • “Alexa, me conte uma piada” foi solicitado mais de 20 milhões de vezes.
  • “Alexa, cante uma canção” foi pedido mais de 6 milhões de vezes.
  • “Alexa, cante parabéns a você” já foi pedido mais de 1,2 milhão de vezes.
    Mundialmente, a  IDC estima que a quantidade de vendas de Smart Home Devices cresça, em média, 11,9% nos próximos anos. Já o mercado brasileiro crescerá cerca de 30%. Produtos de segurança e eletrônicos (como plugs, lâmpadas e interruptores inteligentes), crescerão 32% cada, enquanto que os chamados  speakers terão alta de 25%.

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas