AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Foto: Transformação virtual da Cognata utiliza IA com dados do mundo real/Divulgação ZF

Por redação AIoT Brasil

O Grupo ZF lançou um conjunto de serviços baseados em dados e inteligência artificial para engenharia virtual de assistência ao motorista (ADAS) e validação digital, para aplicação em veículos comerciais e de passeio, com tecnologias avançadas. Denominado ADAS.ai, o sistema utiliza cenários do mundo real, e não simulações, e pode ser aplicado nos produtos da ZF e de outros fornecedores.

De acordo com a empresa, o ADAS.ai é baseado na nuvem e oferece vantagens significativas de custo e qualidade, por meio de duas inovações. A primeira é um conjunto multissensor de dados sincronizados de alta resolução, coletados por meio da experiência registrada em ruas e estradas em percursos suficientes para validar um sistema ADAS de nível 2+. A segunda novidade é a tecnologia de IA desenvolvida em parceria com a empresa israelense Cognata, que otimiza os dados dos sensores para novas aplicações em veículos inteligentes.

Em comunicado, Christophe Marnat, vice-presidente executivo da divisão de ADAS da ZF, disse que o novo pacote de validação e engenharia digital da empresa pode reduzir em até 20% o tempo e o custo de implantação de sistemas veiculares: “Usamos dados do mundo real em uma abordagem de ponta a ponta porque sabemos o que buscam nossos clientes e as instituições reguladoras. Com essa abordagem, uma montadora não precisa de uma legião de motoristas de testes nem de milhões de dólares para projetar e validar com confiança”, afirmou.

Segundo Marnat, as montadoras querem que os atributos de tecnologias ADAS sejam como os testes de colisão, totalmente validados digitalmente antes da construção do primeiro protótipo, com segurança e confiabilidade: “A visão da ZF é habilitar engenharia virtual de ADAS completa para os sistemas de todos os fornecedores Tier I”, disse.

O grupo ZF atua em 42 países e é um dos maiores produtores mundiais de peças automotivas e câmeras frontais para veículos, além de fabricar componentes para as indústrias naval, aeroespacial e ferroviária. A Cognata tem sede em Rehovot, Israel, e se destaca no desenvolvimento de algoritmos aplicados em sistemas de direção autônoma e de simulação.

O ADAS.ai testa milhares de cenários para orientar a condução autônoma/Divulgação ZF

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
28/06/2022

Que tal pagar o cafezinho com criptomoeda?

Leia mais
27/06/2022

Como os brasileiros veem as tecnologias wearable

Leia mais
break

Notícias Relacionadas