AiotAiot


Frigorífico usa IoT para proteger saúde de trabalhadores

Tecnologia auxilia mais de 16 mil funcionários a terem pausas obrigatórias a cada 1h40; exposição inadequada ao frio causa doenças e pode até matar

25/05/2022

Frigorífico usa IoT para proteger saúde de trabalhadores
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil 

A tecnologia pode ajudar muitas empresas a ganhar eficiência e produtividade no dia a dia, mas as funcionalidades da Internet das Coisas (IoT) também estão a serviço dos trabalhadores. Em um dos maiores frigoríficos brasileiros, a tecnologia implantada pela Tivit agora auxilia os mais de 16 mil funcionários a terem suas pausas respeitadas. 

Por lei, a cada 1h40, os trabalhadores do frigorífico têm asseguradas pausa remunerada de 20 minutos, por conta da intensa exposição ao frio que as câmaras proporcionam. Passar mais tempo exposto a essas temperaturas pode causar mal-estar, doenças e até morte por hipotermia. O desafio, porém, era gerenciar essas pausas em grandes frigoríficos – obstáculo superado pela tecnologia. 

O sistema da Tivit funciona com base em 75 portais de monitoramento e 16 mil crachás com tecnologia Bluetooth, distribuídos individualmente, que se conectam à rede principal. Os dados transmitidos por meio da nuvem geram relatórios e alarmes para melhor controle dos funcionários: desde seu tempo dentro das áreas frias até o volume da equipe em período de pausa. Assim, evitando incidentes e priorizando a saúde e o direito dos funcionários, garantido pela CLT. 

 “Esse é um dos projetos mais relevantes de IoT da Tivit e que traz uma grande relação entre custo e benefício para o cliente, já que concede uma visão geral em tempo real aos supervisores, que podem agir de forma imediata diante de um alerta de possível irregularidade”, afirma Valdinei Cornatione, head de Technology Platforms da Tivit.

Ainda não há dados abrangentes sobre o real impacto desse projeto (a estimativa é de que isso possa ser mensurado após três anos), mas já há a demanda para ampliação do sistema para outros 26 centros de distribuição. 

TAGS

#Bluetooth#IoT industrial#iot para saude#Tivit

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas