AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil 

A tecnologia pode ajudar muitas empresas a ganhar eficiência e produtividade no dia a dia, mas as funcionalidades da Internet das Coisas (IoT) também estão a serviço dos trabalhadores. Em um dos maiores frigoríficos brasileiros, a tecnologia implantada pela Tivit agora auxilia os mais de 16 mil funcionários a terem suas pausas respeitadas. 

Por lei, a cada 1h40, os trabalhadores do frigorífico têm asseguradas pausa remunerada de 20 minutos, por conta da intensa exposição ao frio que as câmaras proporcionam. Passar mais tempo exposto a essas temperaturas pode causar mal-estar, doenças e até morte por hipotermia. O desafio, porém, era gerenciar essas pausas em grandes frigoríficos – obstáculo superado pela tecnologia. 

O sistema da Tivit funciona com base em 75 portais de monitoramento e 16 mil crachás com tecnologia Bluetooth, distribuídos individualmente, que se conectam à rede principal. Os dados transmitidos por meio da nuvem geram relatórios e alarmes para melhor controle dos funcionários: desde seu tempo dentro das áreas frias até o volume da equipe em período de pausa. Assim, evitando incidentes e priorizando a saúde e o direito dos funcionários, garantido pela CLT. 

 “Esse é um dos projetos mais relevantes de IoT da Tivit e que traz uma grande relação entre custo e benefício para o cliente, já que concede uma visão geral em tempo real aos supervisores, que podem agir de forma imediata diante de um alerta de possível irregularidade”, afirma Valdinei Cornatione, head de Technology Platforms da Tivit.

Ainda não há dados abrangentes sobre o real impacto desse projeto (a estimativa é de que isso possa ser mensurado após três anos), mas já há a demanda para ampliação do sistema para outros 26 centros de distribuição. 

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas