AiotAiot


Zara usa IA para recriar imagens de ensaios com modelos reais

Combinação de tecnologia e realidade acelera o processo de produção e prevê a remuneração dos profissionais de moda

23/12/2025

Zara usa IA para recriar imagens de ensaios com modelos reais
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Assim como em várias outras áreas, a IA generativa avança também no varejo de moda, agora com a espanhola Zara, que passou a usar a tecnologia para simplificar a produção de ensaios fotográficos e replicar imagens de modelos reais com novas roupas. A diferença é que, nesse caso, em vez de simplesmente criar fotos 100% virtuais, a empresa está pagando as modelos como se elas tivessem participado de fato do novo trabalho.

Em um comunicado à imprensa, um porta-voz da Inditex, controladora da Zara, explicou: “Estamos usando inteligência artificial apenas para complementar processos já existentes. Trabalhamos em colaboração com as nossas modelos, em comum acordo, e as remuneramos de acordo com as melhores práticas do setor”.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal londrino CityAM, ao qual uma modelo disse que a Zara pediu sua autorização para editar imagens dela por meio de ferramentas de IA, a fim de mostrar peças de roupa diferentes. Para isso, ela recebeu um pagamento igual ao que receberia se tivesse feito uma nova sessão de fotos.

De acordo com a agência Reuters, entre as grandes varejistas de fast-fashion, a rede sueca H&M e a empresa europeia de vendas online Zalando já haviam recorrido à IA para a criação de peças publicitárias, a fim de simplificar a produção dos ensaios e complementar o trabalho de suas equipes criativas. Porém, mesmo com as modelos sendo remuneradas, a prática traz de volta o medo recorrente de eliminação de empregos nesse mercado.

Isabelle Doran, CEO da Associação de Fotógrafos de Londres, disse à Reuters que o uso de IA generativa reduziria o número de contratações de fotógrafos, modelos e equipes de produção, o que resultaria em um impacto negativo em todo um ecossistema de profissionais estabelecidos, especialmente em fotógrafos de moda em início de carreira, que tentam se firmar.

Em relação à Zara, chamou atenção o fato de que Marta Ortega, presidente da Inditex e filha de Amancio Ortega, fundador do grupo, declara-se uma apaixonada por fotografia de moda e desde 2021 mantém uma galeria em La Coruña, no norte da Espanha, que expõe o trabalho de fotógrafos importantes – o que representaria uma contradição quanto ao uso de IA. “Atualmente, a galeria exibe fotos de moda de Annie Leibovitz, e exposições anteriores destacaram grandes nomes como Helmut Newton e Steven Meisel. Ortega tentou reposicionar a Zara em um segmento mais sofisticado, reduzindo o número de lojas para se concentrar em menos lojas-âncora, com um ambiente mais espaçoso e elegante”, destacou a Reuters.

TAGS

#ensaios fotográficos#fast-fashion#fotógrafos de moda#H&M#IA generativa#modelos reais#varejo de moda#Zara

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas