Startup chinesa cria “drone gigante” capaz de carregar 2 toneladas
eVTOL elétrico V2000CG CarryAll atinge velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e tem autonomia de 200 km
24/07/202520/10/2025
*Imagem: divulgação Volkswagen
Por redação AIoT Brasil
“A primeira inteligência artificial generativa criada por uma montadora no país”: foi dessa maneira que a Volkswagen do Brasil anunciou o lançamento oficial do assistente virtual Otto, disponível no novo SUV Tera para clientes que possuem plano de carro conectado ativo e sistema operacional Android. De acordo com a empresa alemã, a IA foi desenvolvida pela equipe VW Tech, dedicada à inovação tecnológica no setor automotivo, em parceria com a Accenture Brasil.
Em um comunicado à imprensa, a montadora explicou que a nova IA foi projetada sobre uma arquitetura proprietária e combina grandes modelos de linguagem do Google com integração aos dados do veículo e a aplicativos de mercado. “O resultado é um companheiro capaz de compreender comandos de voz, oferecer informações sobre o veículo conectado, indicar manutenções, explicar itens do manual generativo e até responder a perguntas abertas sobre temas variados, como clima, rotas, autonomia do veículo e serviços relacionados, tudo por meio do comando de voz ‘Fala, Otto’”.
A Volkswagen lembrou que a incorporação de IA generativa em seus veículos representa mais um passo no programa de conectividade iniciado em 2020 com o Nivus, que era equipado com o VW Play e se tornou referência em experiência de usuário. “Em 2024, o Nivus inaugurou a nova geração do VW Play Connect e do app Meu VW 2.0, com internet a bordo e aplicativos nativos, ampliando as funcionalidades digitais que permitem controlar o carro remotamente: abrir e fechar portas, acionar buzina e pisca‑alerta, além de possibilitar a consulta a manuais cognitivos com IA, enviar alertas de manutenção, agendar revisões online, ter garantia e muito mais. São mais de 15 funções exclusivas que colocam o veículo na palma da mão”, disse a empresa.
Em 2025, a montadora já havia levado o conceito de carro conectado a outros modelos, como o T‑Cross e o próprio Tera, que saíram de fábrica com a central VW Play Connect e o aplicativo Meu VW 2.0. O Taos também chegará conectado na linha 2026, disponível em breve no Brasil.
“Mais do que um assistente virtual, o Otto foi concebido de forma pioneira para transformar a experiência do cliente, oferecendo respostas personalizadas, integração com o carro e conexão contínua com os consumidores”, afirmou a VW. “O conceito de companheirismo, que aumenta a conexão entre o carro e o seu condutor, está no centro de sua criação”, acrescentou a empresa, que também divulgou um vídeo para mostrar o Otto em ação.
#assistente virtual#assistente virtual Otto#conectividade#grandes modelos de linguagem#IA automotiva#inovacao tecnologica#inteligência artificial generativa#setor automotivo
eVTOL elétrico V2000CG CarryAll atinge velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e tem autonomia de 200 km
24/07/2025Empresa destaca no evento novas tecnologias para cloud computing, edge computing, 6G e carros conectados, impulsionadas pela inteligência artificial
21/05/2025Supercarro lançado no fim do ano passado recebeu múltiplas telas adaptadas para vias públicas e pistas de corrida
20/01/2025