AiotAiot


Veja como funciona o delivery por drone

iFood recebe autorização para usar drones para entregas; a decisão é inédita na América Latina e vale para todo o Brasil em rotas de até 3 km e cargas de até 2,5 kg; confira no vídeo

09/02/2022

Veja como funciona o delivery por drone
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O iFood é a primeira empresa da América Latina a receber um aval oficial para usar drones, ou RPAs (aeronaves remotamente pilotadas). A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e é válida em todo o Brasil, para rotas inferiores a 3 quilômetros e cargas de até 2,5 kg. Para implantar o serviço, o iFood fez uma parceria com a Speedbird Aero, que fornecerá os profissionais habilitados para pilotar os drones de forma segura.

A expectativa é de que o tempo de entrega seja reduzido de forma significativa, a julgar pelos testes que vêm sendo feitos desde 2020, quando a empresa obteve o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave). Veja no vídeos abaixo o equipamento em ação:

Naquele ano, foram realizadas mais de 300 entregas no Shopping Iguatemi de Campinas (SP), envolvendo mais de 20 restaurantes parceiros na região. No final de 2021, em uma etapa bem mais avançada, pela primeira vez os drones voaram entre duas cidades diferentes em Sergipe, para entregas em Barra dos Coqueiros a partir do Shopping RioMar em Aracaju. O trajeto de 2,8 quilômetros envolveu a travessia de um rio e, “driblando o trânsito na capital sergipana, a viagem pelo ar levou 5 minutos e 20 segundos, contra a estimativa de 25 a 55 minutos do trajeto terrestre”, segundo o iFood.

Por enquanto, ainda é preciso usar os serviços de entregadores em motos, bicicletas ou outros veículos terrestres, já que os drones não são autorizados a voar até o endereço do cliente. As pequenas aeronaves vão apenas até as áreas específicas e seguras para pousos e decolagens, chamadas de droneports, e ali as embalagens com alimentos são coletadas por uma empresa parceira, que completa o serviço.

“É uma conquista única para o Brasil e um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, disse Fernando Martins, diretor de logística e inovação do iFood.

TAGS

#Anac#Campinas#delivery#droneports#drones no delivery#iFood#Sergipe#Speedbird Aero

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas