China vai lançar centros de dados de IA baseados no espaço
Plano foi anunciado pela estatal CASC e concorre com a decisão de Elon Musk de implantar estruturas semelhantes da SpaceX
30/01/202626/01/2026

Por Ricardo Marques da Silva
Apenas 14% dos profissionais utilizam diariamente as ferramentas de IA generativa, mas esse grupo tende a ter salários mais elevados, mais segurança no emprego e níveis superiores de produtividade, de acordo com a pesquisa Global Workforce Hopes & Fears Survey 2025, feita pela consultoria PwC. O estudo envolveu 49.843 funcionários de empresas de 28 setores em 48 países, entre os quais o Brasil, entrevistados entre julho e agosto de 2025.
Globalmente, 92% dos profissionais que usam IA generativa todos os dias afirmaram que houve um aumento de produtividade, índice bem superior aos 58% registrados pelos usuários ocasionais. Em relação à segurança no emprego, os percentuais foram de 58% e 36%, respectivamente, enquanto 52% dos usuários diários têm remuneração mais elevada. No geral, 54% dos entrevistados recorreram a alguma ferramenta de IA em 2025.
A queixa mais frequente se refere à falta de recursos para a aprendizagem de IA, e o estudo concluiu que as organizações devem fazer mais para ajudar seus funcionários a desenvolver competências e prosperarem num contexto econômico desafiante. Além disso, 55% da força de trabalho global enfrenta dificuldades financeiras (eram 52% em 2024) e um em cada três profissionais se sente sobrecarregado pelo menos uma vez por semana.
“Para ampliar os benefícios proporcionados pela IA, as organizações precisam saber ultrapassar os modelos mais tradicionais de formação, redesenhando processos e redefinindo a interação entre pessoas e tecnologia. O sucesso dessa transformação será determinante para que a GenAI se afirme como um verdadeiro motor de crescimento inclusivo, evitando que se torne uma oportunidade perdida”, disse Gabriela Teixeira, consultora da PwC.
Segundo o estudo, a confiança na liderança está dividida, e 64% dos profissionais compreendem os objetivos da sua organização, valor que diminui para cerca de 58% entre os não gestores e para apenas 50% entre os mais jovens, da geração Z. “No atual cenário de rápidas mudanças, as empresas que conseguirem capacitar seus colaboradores e definir estratégias claras para uma utilização ética e eficiente da GenAI estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios e as oportunidades do futuro do trabalho”, afirmaram os analistas da PwC.
No Brasil, de acordo com a pesquisa, 26% dos profissionais utilizam ferramentas de IA diariamente e 71% o fizeram ocasionalmente nos últimos 12 meses, índices bem superiores à média mundial. No grupo dos brasileiros que já usaram IA, 83% disseram que houve avanços na qualidade do trabalho e 79% relataram ganhos de produtividade, percentuais que também são maiores do que a média mundial.
#aprendizagem de IA#GenAI#IA generativa#produtividade

Plano foi anunciado pela estatal CASC e concorre com a decisão de Elon Musk de implantar estruturas semelhantes da SpaceX
30/01/2026
A Bloomberg News disse que a assistente pessoal deverá ser reformulada e integrada aos sistemas operacionais do Mac, do iPhone e do iPad
22/01/2026
Expansão agressiva das instalações que abastecem a indústria de semicondutores ameaça a subsistência de agricultores e pescadores
19/01/2026