OpenAI explica por que o ChatGPT se tornou bajulador demais
Empresa decidiu reverter a atualização feita na semana passada e iniciou um processo de correção da “personalidade” do bot
02/05/202529/11/2023
Por redação AIoT Brasil
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou em novembro a criação de dois novos centros de estudos ligados diretamente à Reitoria, um dos quais dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina.
A instalação concentrará atividades de outros centros que já atuam na USP, como o Centro de Inteligência Artificial (C4AI), que promove estudos relacionados a processamento automático da língua portuguesa com o uso da IA, previsão de condições oceânicas em áreas portuárias, segurança alimentar e aperfeiçoamento do diagnóstico e reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral.
De acordo com a USP, o Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina atuará como polo de pesquisa e inovação, a fim de promover a sinergia entre grupos, colaborar com outras instituições, oferecer plataformas e recursos compartilhados, transferir conhecimento e tecnologia, disseminar informações e qualificar profissionais por meio de cursos, seminários e debates.
A estrutura e a metodologia de trabalho serão semelhantes às dos outros cinco centros já existentes na universidade, ligados diretamente à Reitoria: Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão, Centro de Estudos Amazônia Sustentável, Centro de Agricultura Tropical Sustentável, Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical e Centro Observatório das Instituições Brasileiras. Cada um conta com um comitê gestor e a participação de professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, além de alunos da graduação e de pós-doutorado.
Em setembro, a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) já havia anunciado o resultado de uma chamada para a criação de quatro Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial, dois dos quais a serem instalados em Pernambuco, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Todos terão a missão de desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e inovação, orientadas por IA.
#aprendizado de máquina#centro de estudos de IA#centro de pesquisa aplicada em IA#inteligência artificial
Empresa decidiu reverter a atualização feita na semana passada e iniciou um processo de correção da “personalidade” do bot
02/05/2025Disseminar esta cultura em toda a organização é o grande desafio de uma jornada de êxito
28/04/2025Mais da metade das organizações se classifica como “experimentadora”, ainda em estágio intermediário na aplicação das ferramentas
25/04/2025