AiotAiot


USP oferece mais de 50 mil vagas para curso gratuito de introdução à IA

Na comemoração do seu 90º aniversário de fundação, universidade oferece 600 vagas presenciais e 50 mil online

22/03/2024

USP oferece mais de 50 mil vagas para curso gratuito de introdução à IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) abriu 600 vagas presenciais e 50 mil online, todas 100% gratuitas, para os interessados em conhecer os fundamentos das tecnologias de inteligência artificial. O curso, com seis horas de duração, será ministrado por professores especialistas no dia 5 de abril em duas sessões, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no âmbito do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.

As aulas presenciais ocorrerão no Centro de Difusão Internacional, no campus do Butantã, na capital de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube e destaque para a abordagem das áreas de visão computacional e processamento de linguagem natural. As inscrições para o curso presencial estão abertas neste link, e a USP lembrou que só devem ser feitas pelas pessoas que realmente poderão comparecer. Para assistir às aulas online, basta se inscrever aqui.

De acordo com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a IA ganha cada vez mais importância, com grandes implicações para a sociedade: “O objetivo é compartilhar um pouco do conhecimento de IA de grupos de pesquisa da USP com o público interessado. Esse curso é especialmente motivado pela comemoração dos 90 anos da USP, que se dá no momento em que a IA se encontra no centro das atenções e discussões em todo o mundo”.

As aulas serão ministradas pelos docentes Roberto Marcondes Cesar Junior, Roberto Hirata Junior e Nina Sumiko Tomita Hirata, do Instituto de Matemática e Estatística da universidade, e Thiago Alexandre Salgueiro Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Além do curso no dia 5, entre 8 e 12 de abril, das 14 às 15 horas, haverá bate-papos virtuais diários com pesquisadores da USP em uma sala virtual no Google Meet, como atividade extra.

Assim que as aulas se encerrarem será aberta uma avaliação online com questões de múltipla escolha a respeito dos tópicos abordados. Todos os participantes que tirarem nota 7 ou superior na avaliação serão considerados aprovados e receberão um certificado. O curso é promovido por pesquisadores do projeto Synestech.AI e do Centro de Inteligência Artificial da USP.

A USP é uma universidade pública mantida pelo estado de São Paulo, avaliada atualmente como a melhor da América Latina e do Caribe e a 85ª melhor no mundo, responsável por mais de 20% da produção científica brasileira. Foi criada em 1934, quando o estado era governado por Armando de Salles Oliveira, e hoje é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

TAGS

#curso gratuito#curso na USP#inteligência artificial#introdução à IA#processamento de linguagem natural#visão computacional

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas