Espetáculo do grupo Os Satyros usa IA no lugar de atores
Só restam duas chances para assistir à “Peça para salvar o mundo”, uma resposta à expansão das novas tecnologias
27/05/202528/05/2025
Por redação AIoT Brasil
No mundo, cerca de 34% das empresas do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT) já adotam ferramentas de inteligência artificial de forma ampla ou parcial, e essa porcentagem deverá chegar a 86% nos próximos três anos, o que representa um aumento de mais de 150%. Essa estimativa está no Relatório Global de IA em Finanças, recém-divulgado pela consultoria internacional KPMG, segundo o qual as empresas da área estão investindo, em média, 8,5% do orçamento em IA.
Para a realização do estudo, a KPMG entrevistou diretores e executivos financeiros de 2.900 empresas em 23 países e territórios. A fim de identificar a maturidade das organizações na adoção de IA e IA generativa, a KPMG desenvolveu um framework específico e classificou as empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações em três níveis: líderes (23%), iniciantes (15%) e implementadoras (62%). Em relação à IA generativa, 13% das empresas aderiram à tecnologia e 57% preveem a utilizarão no futuro.
Quando questionados sobre as barreiras para a aplicação de IA, os executivos disseram que a principal é a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados (61%), seguindo-se a falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (53%) e as dificuldades em coletar dados relevantes e consistentes (50%). Apesar dos obstáculos, o levantamento mostrou que foi registrado um índice de 31% no retorno sobre o investimento (ROI) em IA no setor.
Felipe Catharino, diretor do segmento de tecnologia da KPMG no Brasil, observou que as equipes financeiras estão investindo em uma combinação de tecnologias de IA, e o maior valor percebido vem de recursos avançados, como aprendizado de máquina e IA generativa. “De forma geral, o setor planeja dar passos largos rumo à adoção dessas ferramentas nos próximos anos, trabalhando em parceria com as áreas de tecnologia, engenharia e marketing, que serão responsáveis por iniciativas como aumento de ações inovadoras, ampliação das experiências hiperpersonalizadas, autonomia nas redes e aprimoramento do relacionamento com clientes”, disse.
Mark Gibson, líder global de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG, destacou que a IA é vista no setor de TMT como a chave para desbloquear a inovação, impulsionar a conectividade e melhorar as experiências dos usuários. Rodrigo Gonzalez, líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil, completou: “A pesquisa indicou que a contabilidade e o planejamento financeiro foram os departamentos que mais tiveram avanços na implantação e no uso de IA, devido, principalmente, aos potenciais benefícios proporcionados a muitas das atividades desenvolvidas, desde o aprimoramento do processamento de dados e de relatórios financeiros até a análise preditiva em tempo real”.
#aprendizado de máquina#IA generativa#inteligência artificial#mídia e telecomunicações#privacidade de dados#segurança#tecnologia#TMT
Só restam duas chances para assistir à “Peça para salvar o mundo”, uma resposta à expansão das novas tecnologias
27/05/2025Entre as organizações de grande porte o nível de utilização chega a 38% e se compara ao das economias mais desenvolvidas
26/05/2025Programa intensivo de IA para todos será realizado já nesta sexta-feira com duração de cinco horas
22/05/2025