AiotAiot


Universidade inglesa usa IA e IoT para prevenir inundações

Cientistas da Universidade de Bath treinaram um software que detecta com precisão os detritos que bloqueiam os bueiros

21/10/2024

Universidade inglesa usa IA e IoT para prevenir inundações
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Uma solução desenvolvida no Reino Unido parece ter sido feita sob medida para o Brasil, onde são cada vez mais constantes os problemas provocados por enchentes: pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, criaram um software habilitado por inteligência artificial que é capaz de detectar bloqueios em sistemas de escoamento de água em áreas urbanas e, assim, evitar inundações. Chamada de “AI on the River”, a ferramenta é associada a recursos de IoT e aprendizado de máquina e foi treinada para indicar com precisão a concentração de detritos, resíduos e lixo que bloqueiam as grades dos bueiros.

O sistema conta com um conjunto de câmeras inteligentes e pode ser utilizado também sob estradas, aterros ferroviários e empreendimentos imobiliários, e nos primeiros testes feitos na cidade de Cardiff os cientistas conseguiram identificar prováveis bloqueios com precisão de quase 90%. A equipe disse que o uso de IA e aprendizado de máquina para criar alertas preventivos permite que as autoridades locais concentrem os recursos nos locais em que são mais necessários e respondam rapidamente a possíveis bloqueios de cursos de água.

Em uma matéria publicada no site da United Kingdon Authority, o professor Andrew Barnes, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Bath e membro do Centro de Adaptação Climática e Pesquisa Ambiental, explicou: “Conseguimos desenvolver um modelo eficiente que pode capturar e identificar bloqueios antes que eles se tornem um problema. É proativo, então não espera uma enchente acontecer para soar o alarme”.

De acordo com Barnes, o sistema é flexível e escalável, por isso pode ser aplicado em quase qualquer lugar, o que lhe confere um enorme potencial em países onde as inundações são um problema, mas faltam recursos para desenvolver ferramentas semelhantes. O estudo foi apoiado pelo Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido.

Thomas Kjeldsen, do Centro de Engenharia e Design Regenerativo, acrescentou: “As alterações climáticas aumentam os riscos de inundações, e esse trabalho amplia o potencial de eficácia dos sistemas de gerenciamento de inundações em áreas urbanizadas. A ferramenta permite que autoridades ao redor do mundo se adaptem às mudanças climáticas e é uma solução sustentável que abre uma infinidade de áreas de exploração e aproveitamento”.

Divulgação/Universidade de Bath

TAGS

#aprendizado de máquina#enchentes#escoamento de água#inundações#IoT#mudanças climáticas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas