AiotAiot


Transporte público de Porto Alegre adota inteligência artificial

Programa prevê que 100% da frota de ônibus da capital gaúcha seja controlada pela plataforma da empresa israelense Optibus

23/08/2023

Transporte público de Porto Alegre adota inteligência artificial
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A inteligência artificial chegou ao sistema de transporte público de Porto Alegre. A prefeitura da capital gaúcha anunciou que ainda neste mês a frota de ônibus começará a ser gerenciada pela plataforma de IA da Optibus, uma empresa israelense de software como um serviço (SaaS) que atua em mais de 2 mil cidades de quase 30 países e oferece serviços complexos de trânsito, entre os quais o planejamento da movimentação de veículos e motoristas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o programa de gerenciamento da Optibus será implantado nas 11 operadoras privadas que atuam na capital, organizadas em quatro consórcios, que integram a rede de ônibus de Porto Alegre e transportam 114,6 milhões de passageiros por ano. Entre os recursos de IA, inclui-se o On-Time Performance (OTP), que melhora a pontualidade da frota de veículos.

O sistema da Optibus também permite que as empresas substituam os atuais processos de planejamento por uma plataforma de tecnologia de ponta e de fácil uso. “Além disso, a plataforma aumentará a visibilidade dos principais indicadores de desempenho da rede, garantindo que os serviços estejam em conformidade com as exigências do órgão gestor em relação a frequência, regularidade e demais aspectos requeridos para o transporte público de passageiros”, explicou a prefeitura.

A plataforma funciona na nuvem e, segundo a Optibus, sua aplicação também promove a redução das emissões de dióxido de carbono, ao otimizar a circulação dos ônibus e diminuir o consumo de combustível. A ferramenta se divide em três eixos – agendamento, planejamento e rastreamento – e pode ser usada para definir rotas e horários, criar paradas e montar quadros de escala para os motoristas. A meta da Secretaria de Mobilidade Urbana é implantar o novo serviço em 100% da frota até o fim deste ano.

TAGS

#....tags transporte público#inteligência artificial#mobilidade urbana#ônibus#planejamento#SaaS

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas