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Tour de France ganha cópia digital

Com a ajuda da operadora NTT, prova de ciclismo mais famosa do mundo incorpora recursos de IoT, computação de borda e plataformas inteligentes

07/07/2021

Tour de France ganha cópia digital
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Por redação AIoT Brasil

O Tour de France, a prova de ciclismo mais famosa do mundo, está sendo palco de uma experiência tecnológica inovadora e repleta de desafios. Uma parceria entre a NTT e a Amaury Sport Organization (A.S.O.) vem utilizando internet das coisas e computação de ponta para criar uma reprodução exata de todas as etapas da prova, que dura 21 dias e percorre 3.383 km em alguns dos locais mais remotos e agrestes da França, cruzando as montanhas dos Alpes e dos Pirineus.

Iniciado em 26 de junho, em Brest, com término em 18 de julho, em Paris, o Tour de France é disputado por mais de 200 ciclistas e, mesmo durante a pandemia, atrai multidões ao longo do trajeto. Esta é a 108ª edição do evento, que envolve uma complexa organização, já que a cada dia é preciso montar uma estrutura completa em um dos 21 pontos de partida e chegada, para receber os atletas e acionar as centenas de câmeras instaladas em carros, motos, drones e helicópteros, além dos demais detalhes indispensáveis – e tudo isso ao longo de quase 3.400 km.

No novo projeto, a NTT usa uma ampla gama de sensores IoT, computação de borda e redes, integrados em plataformas inteligentes e mapeados por um modelo de geolocalização em cada etapa da prova. Isso permite a visibilidade em tempo real dos principais locais e ativos, rastreamento de contato da covid-19 e atualizações imediatas dos horários de chegada das caravanas e dos atletas. Também são feitas análises em tempo real para fornecer dados imediatos da corrida e proporcionar uma visão geral da situação, mesmo em áreas remotas nas montanhas.

É um conceito único, com experiências digitais inéditas e novos serviços desenvolvidos pela NTT, uma provedora global que alcança mais de 200 países e tem acima de 40 mil funcionários. Sua parceira, a A.S.O., que organiza o Tour de France e outros 90 eventos em 25 países, é uma subsidiária do Amaury Group, dono do jornal francês L’Equipe.

Entre as novidades estão o Race Center, que faz o rastreamento ao vivo da corrida e fornece updates como telemetria do ciclista no site letour.fr, e o LeTourData, com insigths orientados por dados e previsões de inteligência artificial disponíveis no Twitter, no Instagram e nas transmissões de TV. Também foram criados um aplicativo de realidade aumentada com visualização em 3D e o Fantasia Tour de France Tissot, um jogo esportivo que integra dados e aprendizado de máquina para captar insights dos ciclistas.

Além de oferecer novas experiências aos fãs do ciclismo, a cópia digital criada pela NTT permite que equipes tenham uma visibilidade total de cada etapa da prova, em tempo real, para melhorar o apoio técnico aos atletas. Ao mesmo tempo, a inovação proporciona melhor conectividade de dispositivos e veículos e mais aplicações e plataformas de acesso aos serviços hospedados em nuvem.

Peter Gray, vice-presidente da NTT, explicou que a digitalização do Tour de France começou em 2015, com a captura de dados dos ciclistas para prover updates em tempo real. “Todo ano temos sido capazes de levar a tecnologia para o próximo estágio, e agora estamos criando o que é essencialmente uma cópia digital do evento. É um ambiente altamente dinâmico e mutável que requer acesso imediato para informar e garantir operações contínuas, que resultam em fãs mais informados e engajados”, disse.

Uma das salas de controle da NTT durante uma das etapas do Tour/Divulgação NTT

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