Países adotarão plataformas de IA alinhadas à cultura local
Gartner prevê uma tendência de fuga dos modelos fechados dos Estados Unidos e de expansão de sistemas com perfis regionais
04/02/202603/01/2024

Por redação AIoT Brasil
A Tivit, multinacional brasileira da área da tecnologia, lançou a Athena, solução de IA generativa que funciona como uma facilitadora digital. A Athena é um software que permite que a empresa defina as fontes de dados que ela poderá acessar, sejam sistemas internos ou externos, como por exemplo, de um CRM, ERP ou bases de dados públicas, como normas técnicas e legislações, o que pode ser essencial para determinados setores.
Segundo um recente estudo da consultoria McKinsey, a organização do futuro será habilitada pela IA generativa impulsionada pelas pessoas. Adicionalmente, a tecnologia de IA generativa vai transformar o modo como as empresas operam. O potencial econômico indicado pelo relatório é de 24,6 trilhões de dólares, gerados por aumento da produtividade. As empresas que não seguirem esse caminho, sofrerão os impactos de perder competitividade, tomar decisões desinformadas e ter menos produtividade.
“O desenvolvimento da Athena reflete o próprio avanço da Tivit no setor de tecnologia. Ela complementa o nosso portfólio de soluções e serviços digitais”, afirma Daniel Galante (foto), COO e CPO da organização. Segundo o executivo, a Athena irá expandir a capacidade de análise de dados, auxiliando na rapidez de decisões de negócios de modo preditivo e constante.
A Athena utiliza modelos avançados do Azure Open AI (da Microsoft) e funcionará, a princípio, em um modelo pago pelo consumo, em que, no futuro próximo, poderá ser adquirida de maneira autônoma, pela internet.
Por ser uma plataforma capaz de analisar grandes quantidades de dados, revelar padrões ocultos ou distantes e fornecer insights para tomada de decisões estratégicas, a Tivit também focou na segurança da Athena. Segundo a empresa, seus recursos protegem os dados, e as interações são usadas apenas para treinar os modelos privados.
“Com o avanço das iniciativas de AI no mercado, começamos a pensar em como utilizar a AI generativa para acelerar os processos de desenvolvimento dos nossos clientes, com segurança, garantindo a confiança na tecnologia”, reforça Galante.
Atualmente, 16 empresas de diversos setores estão testando a aplicação. Entre elas, um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina, o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo e uma plataforma brasileira de análises e informações para decisões de crédito, segundo a Tivit.
#Athena#Azure Open AI#IA generativa#microsoft#Tivit

Gartner prevê uma tendência de fuga dos modelos fechados dos Estados Unidos e de expansão de sistemas com perfis regionais
04/02/2026
Empresa apresentou os novos chips na 3DExperience World 2026, com foco em ciência de dados, desenvolvimento em IA, simulação e visualização em engenharia
03/02/2026
Exclusiva para agentes de IA, a recém-lançada Moltbook causa espanto e levanta dúvidas em relação aos 1,5 milhão de “membros” que afirma ter
03/02/2026