AiotAiot


TIM leva tecnologia 5G a mais cinco cidades da região Norte

Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) passam a contar com a tecnologia standalone da empresa

10/10/2022

TIM leva tecnologia 5G a mais cinco cidades da região Norte
Tamanho fonte

Por Redação AIoT Brasil 

A TIM  deu mais um passo na ampliação de sua rede de quinta geração e ativa o 5G Standalone (5G SA) em mais cinco cidades da Região Norte: Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Assim, a TIM passa a oferecer a tecnologia em todas as 27 capitais do Brasil. Nas novas cidades, a TIM ativará o 5G puro inicialmente em 155 bairros.

Em Manaus, a operadora inicia a operação do 5G já com cobertura em 38 bairros, alcançando 32% da população da capital amazonense. Em Belém, o 5G Standalone da TIM contempla inicialmente 23 bairros, cobrindo 35% da população local.

Já Macapá terá sua cobertura inicial alcançando quase metade da cidade: serão 21 bairros, o que equivale a 47% da população. A capital acreana Rio Branco contará com 28 bairros cobertos, com alcance de exatos 50% dos moradores da cidade. Em Porto Velho, 45 bairros terão o 5G puro ativado, em localidades, totalizando 33% de população coberta.

Segundo a empresa, o lançamento 5G em todas as capitais do país reforça ainda mais a missão institucional da TIM de apoiar a inclusão digital no Brasil.

Desde o início de julho, a TIM vem ativando comercialmente o 5G em capitais brasileiras, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira a receber o serviço. Em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a operação foi iniciada já com cobertura em 100% dos bairros.

Logo após a estreia carioca, o potencial do 5G para grandes eventos já chegou a ser testado durante o Rock in Rio. A TIM, patrocinadora oficial do festival, registrou mais de 20% do total de tráfego de dados no 5G, o dobro do esperado.

As demais cidades brasileiras também terão o 5G ativado conforme o cronograma do órgão regulador. Em paralelo, a TIM continua com os investimentos na rede 4G, com a meta de cobrir 100% dos municípios do Brasil até 2023.

TAGS

#5G Standalone#chip#inclusão digital#smartphone#TIM

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas