Escassez de energia atingirá 40% dos data centers de IA até 2027
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/202407/06/2023
Por redação AIoT Brasil
A Cogtive, startup fundada em 2017 em Anápolis (GO), hoje com sede no hub de inovação Cubo, em São Paulo, anunciou o lançamento de uma ferramenta de inteligência artificial específica para uso na indústria. Denominada TÆLOR, em uma homenagem ao engenheiro mecânico norte-americano Frederick Taylor, a solução “nasceu para ser o ChatGPT da Indústria 4.0”, com conhecimento que “equivale a 300 PhDs”, de acordo com a descrição ambiciosa da empresa.
A ferramenta, segundo a Cogtive, funciona nos mesmos moldes de interação baseados na IA generativa do ChatGPT, da OpenAI, e compartilha com o usuário um diálogo fluido e natural, com alto nível de confiabilidade nas respostas para diferentes questões do chão de fábrica. Com capacidade analítica, teria condições de ajudar a solucionar o problema de falta de profissionais especializados na área de IA.
A empresa citou um estudo do ManpowerGroup, de 2022, para afirmar que o Brasil está em décimo lugar no índice mundial de falta de especialistas: “Ainda de acordo com a pesquisa, três entre quatro empresas têm muita dificuldade para contratar talentos. Se em 2018 o país registrava 34% de carência, com a pandemia da covid-19 a taxa subiu para 52% em 2019 e para 71% em 2021”.
Reginaldo Rodrigues, CEO da Cogtive, disse que o TÆLOR avalia os dados disponíveis no painel de indicadores da indústria: “Esse panorama foi construído a partir da internet das coisas, com capacidade para coletar informações em tempo real de dezenas de equipamentos e organizar todos esses dados em mais de 70 funcionalidades, visando atender diferentes demandas e áreas das indústrias”.
O executivo afirmou ainda que o processo de aprendizado da ferramenta se baseou em “mais de 2 bilhões de produtos já trackeados pela empresa”, e assim consegue entregar insights acionáveis, e não apenas informação, para permitir resultados efetivos. A Cogtive mantém uma filial num hub de tecnologia em Chicago, nos Estados Unidos, e atende empresas do Oriente Médio e da Europa.
#ChatGPT#IA generativa#IA na indústria#indústria 4.0#inteligência artificial
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/2024Capacidade de processamento da Intel será aliada aos produtos de visão computacional e robôs autônomos da WEG
07/11/2024Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024