AiotAiot


Startup lança ferramenta com IA para a área jurídica

Solução faz cálculos trabalhistas automaticamente e agiliza o trabalho dos contadores e advogados que representam as empresas

01/03/2023

Startup lança ferramenta com IA para a área jurídica
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Fundada em São Paulo (SP) por um advogado e um engenheiro de computação, a startup jurídica Jusfy anunciou o lançamento da solução JusTrabalhista, que, com recursos de inteligência artificial, faz todos os cálculos relacionados aos pagamentos de indenizações trabalhistas, em caso de rescisão de contrato ou demissão. De acordo com a empresa, basta que o advogado insira os dados básicos do salário e da jornada do empregado para que a ferramenta faça o trabalho de apuração dos valores correspondentes.

A partir dos parâmetros adicionados pelo jurídico da empresa, a calculadora faz automaticamente todos os cálculos das importâncias de natureza salarial, indenizatória, reflexa ou rescisória, e é possível ajustar a jornada de trabalho com base nas diferenças entre o que foi contratado e o que foi efetivamente realizado. A IA permite traçar o histórico do funcionário para chegar aos valores finais de forma consistente.

“Atualmente, o principal programa de cálculo trabalhista é o PJe-Calc, do sistema judiciário, com o qual o advogado calcula todas as etapas do processo de forma quase manual. Ele precisa relacionar verba por verba, o que requer horas de trabalho”, disse Rafael Bagolin, CEO da Jusfy. “A JusTrabalhista tende a ser mais eficaz e menos burocrática. A economia de tempo para o advogado é de horas ou até mesmo semanas. No final, o advogado terá o documento do cálculo completo e detalhado e será direcionado para os melhores modelos de petição inicial, tudo dentro da própria ferramenta”, acrescentou.

Segundo Bagolin, a meta é alcançar 5 mil usuários da JusTrabalhista ainda no primeiro semestre de 2023. A Jusfy atua como uma plataforma de serviços para a área jurídica e financeira e oferece outras soluções, como a JusRevisional, que é interligada ao Banco Central para recalcular contratos de financiamento e gerar petições iniciais.

A startup também disponibiliza a JusFinder, uma ferramenta de busca por localização a partir do CPF ou do CNPJ, e a JusMatch, que conecta advogados e clientes. Recentemente, a Jusfy anunciou uma captação seed de R$ 7 milhões de investidores como SaaSholic, Harvard Angels e Norte Ventures.

TAGS

#cálculo trabalhista#indenização trabalhista#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas