AiotAiot


Startup desenvolve classificador de grãos com IA

Ferramenta faz um raio-X que elimina a necessidade da avaliação manual; para criar o banco de dados utilizado foram coletadas mais de 200 mil amostras

30/07/2021

Startup desenvolve classificador de grãos com IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Uma parceria tecnológica entre o Genesis Group e a startup Mvisia, de São Paulo (SP), resultou no desenvolvimento de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para classificar de forma automatizada a qualidade de grãos de origem vegetal. Batizada de Grão Certo, a ferramenta faz um raio-x do produto e, com menor interferência externa, avalia sua qualidade de forma mais assertiva nas inspeções necessárias para verificar fatores como índice de umidade e possível defeitos.

O Genesis calcula que já no primeiro ano de utilização o novo sistema poderá analisar de 5 a 10 milhões de toneladas de grãos e até 60 toneladas em três anos. Até agora, a classificação é feita manualmente, como explica Fernando Araújo de Souza, gerente comercial de inovação do grupo: “Um funcionário treinado e altamente capacitado acompanha o carregamento dos grãos e faz a classificação conforme a normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O grande desafio na classificação é a subjetividade que ela apresenta no dia a dia, principalmente quando a soja está próxima dos limites estabelecidos pela normativa”.

André Donadel, diretor de tecnologia do Genesis, disse que o Grão Certo vai uniformizar a classificação dos produtos, utilizando a inteligência artificial como base: “Buscamos a evolução desse processo, trazendo importantes benefícios aos nossos parceiros e ao mercado como um todo, por meio da automação e da tecnologia, permitindo inclusive o acompanhamento online em tempo real, na palma da mão’’.

Com a ferramenta, haverá ganhos em transparência, inteligência, mobilidade e eficiência, e as informações coletadas ficam registradas no Genesis para que seja possível manter o acompanhamento da carga por todas as partes envolvidas na comercialização, da origem ao destino final. Isso é feito por um sistema que combina IA e aprendizado de máquina que também gera relatórios fotográficos das amostras analisadas, para conferência futura em caso de dúvida, e mantém o registro de todos os históricos de avaliações.

Para criar o banco de dados utilizado pelo Grão Certo foram coletadas mais de 200 mil amostras em fazendas de todo o Brasil. O serviço já está disponível, podendo ser contratado por produtores ou compradores diretamente com o Genesis.

O Grão Certo utiliza IA e aprendizado de máquina para automatizar a classificação/Divulgação Genesis Group

TAGS

#aprendizado de máquina#classificador de graos com IA#Genesis Group#Grao Certo#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas