AiotAiot


Startup de ex-alunos de Berkeley levanta US$ 28 milhões

Os dois fundadores abandonaram a universidade aos 19 anos para criar a empresa de automação de marketing Conversion

01/08/2025

Startup de ex-alunos de Berkeley levanta US$ 28 milhões
Tamanho fonte

*Foto: Neil Tewari e James Jiao/Reprodução Conversion

Por Ricardo Marques da Silva

A startup de automação de marketing com tecnologia de IA Conversion acaba de captar US$ 28 milhões em uma rodada de investimento Série A liderada pela Abstract, com participação da True Ventures e da HOF Capital. Até aí nada de muito novo, quando se considera o cenário do Vale do Silício, na Califórnia, mas esse caso chamou atenção por um motivo curioso: a empresa foi fundada há cinco anos por dois ex-alunos da Universidade de Berkeley que, aos 19 anos, abandonaram os estudos para desenvolver um negócio próprio.

Essa história foi contada pelo portal de tecnologia TechCrunch em matéria publicada na quarta-feira, dia 30, e começa quando Neil Tewari, um estudante do ensino médio, assistia a uma transmissão ao vivo do TechCrunch Disrupt durante a aula, foi pego pelo professor, mandado para a sala do diretor e teve de ficar na escola até mais tarde. “Com medo de ligar para os pais e explicar por que precisavam buscá-lo, ele ligou para um amigo próximo. No caminho para casa, Tewari explicou ao amigo o que o colocou em apuros. ‘Eu disse a ele que tinha interesse em empreendedorismo e, quatro anos depois, ele foi a primeira pessoa a nos dar um cheque para a empresa’”, relata a matéria.

O projeto se fortaleceu quando Tewari ganhou o apoio do amigo James Jiao, colega em Berkeley. No começo, eles tentaram criar diferentes produtos, como um serviço de compra de merchandising, até que, quando participaram de um evento de marketing, surgiu a ideia de desenvolver alguns recursos extras de automação, para uso próprio.

A ferramenta de automação de marketing interno que criaram deu tão certo que eles pensaram na possibilidade de lançá-la no mercado, e para isso começaram a mostrar a solução a executivos de empresas de médio e pequeno porte. “Em uns dois meses, fizemos cerca de 160 entrevistas com possíveis clientes e obtivemos uma resposta muito mais positiva do que poderíamos imaginar”, disse Tewari.

Com um produto atraente e a ajuda de outro amigo, Tewari e Jiao conseguiram levantar uma rodada inicial de US$ 2 milhões de investimento externo – por meio do amigo que o pegou na escola naquele dia que deu início a esta história – e, aos 19 anos, abandonaram a faculdade para se dedicar em tempo integral à Conversion. De acordo com a TechCrunch, todo o capital que conseguiram foi aplicado na empresa, e os dois jovens empreendedores dividiam um apartamento de dois quartos e um banheiro com cinco outros colegas, um dos quais dormindo em um armário.

Hoje, com a consolidação e o sucesso da Conversion, é evidente que essa situação mudou bastante e os dois sócios moram cada um em sua casa. A startup conseguiu cerca de US$ 10 milhões em receita nos últimos dois anos e cerca de 90% de seus clientes são empresas de médio porte que abandonaram os antigos aplicativos de automação de marketing. Para o futuro próximo, o plano é conseguir novos clientes e desenvolver outras soluções capazes de concorrer com IAs de automação como o ChatGPT, que mudaram o mercado de marketing. Confiança para isso Neil Tewari e James Jiao têm de sobra.

TAGS

#automação de marketing#empreendedorismo#IAs de automação#TechCrunch

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas