Dashcams com IoT podem reduzir acidentes e melhorar a gestão de frotas no Brasil
Solução combina videotelemetria, inteligência artificial e conectividade de internet das coisas para ampliar a visibilidade das operações de transporte
19/12/202524/07/2025

Por redação AIoT Brasil
A startup chinesa AutoFlight, com sede em Xanghai, apresentou nesta terça-feira (23/07) sua primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de grande porte, denominada V2000CG CarryAll. Ela é operada remotamente e é capaz de decolar com até 2 toneladas de peso. A informação foi divulgada pela agência de notícias Xinhua.
Apelidados de carros voadores, os eVTOLs lembram mais uma mistura de drone com helicóptero. Várias empresas já trabalham no desenvolvimento deste tipo de produto, inclusive a brasileira Embraer.

O V2000CG oferece velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e alcance de 200 km. Essa combinação de recursos promete aplicações variadas, sobretudo em logística de curta distância e operações de resposta a emergências.
Segundo Xie Jia, vice-presidente sênior da AutoFlight, o modelo acumulou mais de 40.000 km de voo em diferentes tipos região na China, além de testes bem-sucedidos nos Emirados Árabes Unidos e no Japão, o que comprova seu desempenho e amplia as perspectivas de uso dos eVTOL no setor.
O processo de desenvolvimento foi reforçado por certificação: a aeronave obteve o certificado de tipo e de produção no ano anterior, seguido do certificado de aeronavegabilidade em 22 de julho. O primeiro exemplar será operado por uma empresa de transporte de baixa altitude baseada em Guangzhou, na China.

Solução combina videotelemetria, inteligência artificial e conectividade de internet das coisas para ampliar a visibilidade das operações de transporte
19/12/2025
Assistente virtual Otto foi desenvolvido em parceria com a Accenture Brasil e já pode ser usado no sistema Android
20/10/2025
Empresa destaca no evento novas tecnologias para cloud computing, edge computing, 6G e carros conectados, impulsionadas pela inteligência artificial
21/05/2025