AiotAiot


SP usa câmera 360º e geolocalização para “caçar” buracos nas ruas

Projeto Auditoria Cidadã das Ciclovias, que conta com a participação de 150 voluntários, permitirá criar mapa dos problemas nas ciclofaixas, com visão em estilo street view

09/05/2025

SP usa câmera 360º e geolocalização para “caçar” buracos nas ruas
Tamanho fonte

Por Daniel dos Santos

Ciclista usa câmera 360 graus no capacete para capturar imagens em 3D dos problemas nas ciclofaixas de SP (imagem: divulgação)

Quem circula pelas ruas da cidade de São Paulo nas últimas semanas e passa próximo às ciclovias da cidade tem convivido com um batalhão de 150 ciclistas voluntários que, com smartphones ou uma câmera 360º presa ao capacete, participa de um projeto que vai até junho e deve “caçar” buracos e outros problemas que os ciclistas enfrentam todos os dias ao se deslocar pela cidade.

Trata-se do projeto Auditoria Cidadã das Ciclovias e Ciclofaixas 2025, que tem como objetivo mapear o estado do pavimento, sinalização e dimensionamento da rede de faixas para bicicletas na cidade de São Paulo. Os voluntários capturam imagens e outras informações, que são enviadas pela internet. Desse trabalho será criado um mapa que utilizará, além das imagens captadas, geolocalização e visão em 360 graus (a exemplo do que acontece no Google Streetview).

A ideia é que essa auditoria sirva como base para criação de um sistema permanente de monitoramento, oferecendo mais segurança para quem pedala. “A Auditoria Cidadã vai gerar dados confiáveis sobre a situação da estrutura cicloviária na cidade. O documento final nos permitirá estudar e comprovar onde e em que condições elas estão, para cobrarmos providências para a melhoria”, explica a vereadora Renata Falzoni (PSB-SP). “Nosso plano é realizar uma auditoria cidadã em cada semestre, mapeando a cidade em diferentes aspectos. As calçadas já são um próximo alvo de nossa auditoria”, completa ela.

Essa avaliação inclui a sinalização horizontal, a sinalização de cruzamentos, as condições do pavimento e o dimensionamento da infraestrutura. A conclusão dos trabalhos está prevista para o mês de junho, com a geração do mapa online, que permitirá acompanhar em tempo real as falhas encontradas e as ações da Prefeitura de São Paulo para resolvê-las.

O resultado da auditoria será encaminhado para órgãos como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego e Secretaria Municipal das Subprefeituras. Nos casos mais sérios (que não podem esperar tanto tempo), como um grande buraco que pode causar um acidente grave, por exemplo, os dados já estão sendo encaminhados para a prefeitura, para que sejam cobradas providências urgentes.

TAGS

#bicicleta#câmera 360#ciclismo#geolocalizacao#internet#IoT

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas