AiotAiot


Smartphones “como novos” são nova opção no mercado de celulares

No Brasil, a startup Leapfone disponibiliza celulares renovados com peças atualizadas, reconfigurados e montados pelos padrões de fábrica, em sistema de assinatura

16/09/2022

Smartphones “como novos” são nova opção no mercado de celulares
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A tendência de smartphones “como novos”, popular no exterior, ganha força no mercado brasileiro. Nesse conceito, celulares e outros dispositivos eletrônicos usados são renovados com peças atualizadas, reconfigurados e montados pelos padrões de fábrica. O processo permite que os aparelhos tenham uma sobrevida com garantia estendida.

Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones usados representava 7,2% do total em 2020 e deve saltar para 16% de todas as unidades até 2024. Somente o mercado informal, que não contempla o processo de renovação, cresceu 10% no último ano.

A Leapfone é uma das empresas que oferece serviços de smartphones “como novos” no mercado brasileiro. Em vez de pagar parcelado por um telefone novo, os clientes podem pagar uma assinatura e receber um aparelho similar por um ano por um preço mais baixo. Segundo a empresa, as assinaturas são dois terços mais baratas do que as opções de varejo.

Para oferecer esses preços, a Leapfone compra o aparelho usado e identifica as melhorias necessárias na estética e funcionalidade. Depois a empresa substitui as peças e remonta o celular segundo as especificações do fabricante. Por fim, o produto passa por um teste de qualidade e é reembalado com os acessórios.

A diferença entre um celular seminovo ou usado para um aparelho “como novo” é que esses últimos oferecem garantia em caso de defeitos. Smartphones seminovos vendidos no mercado informal não costumam passar pelo processo de renovação, então não oferecem garantias.

Nos Estados Unidos, a proposta é bastante popular. Fabricantes como a Apple oferecem essa alternativa aos consumidores, estendendo o prazo de troca de aparelhos de dois para três entre os norte-americanos.

“É uma nova forma de pensar o mercado de smartphones na realidade brasileira. Há mais celulares do que pessoas, e graças à renovação é possível deixá-los prontos para uso como se tivessem saído de fábrica”, explica Stephanie Peart, head da Leapfone.

TAGS

#apple#celulares#como novos#IDC#Leapfone

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas