De olho em IA generativa e IoT, MediaTek lança Genio 720 e Genio 520
Novas plataformas chegam com a promessa de processamento de borda mais rápido, baixo consumo de energia e recursos multimídia avançados
14/03/202518/12/2023
Por Ricardo Marques da Silva
Depois de dois anos de estabilidade, a proporção de usuários de internet no Brasil voltou a crescer e, em 2023, atingiu a marca de 156 milhões de pessoas, o que representa um alcance de 84% da população do país.
Ao mesmo tempo, registrou-se também um crescimento significativo no número de usuários que acessam a internet pela TV, hábito adotado por 58% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise.
O levantamento mostrou ainda que 78% dos usuários com acesso à internet na TV consomem conteúdo por esse meio diariamente ou quase todos os dias, e 24% dos entrevistados disseram que passam de uma a duas horas por dia na atividade e 31% assistem de duas a quatro horas diárias. Curiosamente, 83% dos integrantes desses grupos realizam outras atividades enquanto assistem TV e, desses, 69% acessam outros dispositivos (smartphones, tablets, notebooks etc.). De acordo com o IAB, esse comportamento destaca a importância de experiências integradas e personalizadas e a necessidade de soluções que prendam a atenção dos telespectadores.
O IAB Brasil é uma associação fundada há 25 anos, dedicada ao desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país. O objetivo da pesquisa é reunir dados e insights a respeito do acesso de internet pela televisão, formatos preferidos e a relação dos internautas com a publicidade em Connected TV (CTV, ou dispositivo conectado à internet). Além disso, o IAB divulgou um whitepaper com as perspectivas para a publicidade em CTV.
Em relação à propaganda, a pesquisa constatou que a CTV é um espaço de oportunidades para anunciantes, já que 69% dos entrevistados viram anúncios nesse meio recentemente e, destes, 60% gostam ou não se incomodam com a inserção de comerciais. “A personalização dos anúncios é vista como positiva por 66% dos usuários, o que também influencia as decisões de compra: três em cada cinco internautas que foram impactados por anúncios em CTV realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente”, afirmou o IAB Brasil.
Segundo o levantamento, os canais de TV aberta e os aplicativos de streaming pagos são os favoritos dos usuários, e 47% dos entrevistados disseram que consomem conteúdo nesses formatos em sua TV conectada. Além disso, metade dos internautas dedicam 80% ou mais de seu tempo na televisão consumindo streaming.
#IAB#internet#IoT#publicidade digital#smart TV#televisão
Novas plataformas chegam com a promessa de processamento de borda mais rápido, baixo consumo de energia e recursos multimídia avançados
14/03/2025Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/2025Tecnologia smart meter permite realizar serviços a distância e que os clientes monitorem online o consumo de energia
09/12/2024