Energia eólica para a IA está afetando aldeias em Taiwan
Expansão agressiva das instalações que abastecem a indústria de semicondutores ameaça a subsistência de agricultores e pescadores
19/01/202622/01/2026

Por redação AIoT Brasil
Para competir diretamente com a OpenAI e a xAI, a Apple planeja reformular a assistente pessoal Siri e transformá-la em um chatbot de IA profundamente integrado aos sistemas operacionais do Mac, do iPhone e do iPad. A notícia foi divulgada em primeira mão pela Bloomberg News na quarta-feira, dia 21, com base em “informações de pessoas familiarizadas com o projeto” que, internamente, está sendo chamado de “Campos”.
A intenção, de acordo com a reportagem, é deixar a Siri parecida com o ChatGPT, por meio da integração com o sistema iOS 27, e a apresentação do novo chatbot poderá ocorrer em junho, como destaque da apresentação da empresa na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), na Califórnia. A nova Siri executaria uma versão mais avançada do modelo personalizado do Google, comparável ao Gemini 3, conhecido internamente como Apple Foundation Models versão 11, com modos de voz e digitação.
Anteriormente, o vice-presidente sênior da Apple, Craig Federighi, havia afirmado que não queria que a Siri se transformasse em um chatbot, mas sim que as opções de IA da Apple fossem integradas para que estivessem ao alcance do usuário sempre que ele precisasse. Porém, segundo a mídia especializada, tudo indica que esses planos mudaram, provavelmente por causa do sucesso dos chatbots de IA de outras big techs.
A informação ganhou consistência desde que, no início deste mês, a Apple fechou um acordo com o Google para usar seus modelos Gemini para alimentar a Siri. Ao comentar a notícia divulgada pela Bloomberg News, o site TechCrunch observou: “Não é segredo que a Apple está ficando para trás na corrida da IA. A empresa adiou o lançamento de uma ‘Siri mais personalizada’ diversas vezes e passou 2025 em busca de um parceiro de IA, testando a tecnologia de concorrentes como OpenAI e Anthropic para um possível acordo. Por fim, a Apple escolheu o Gemini, do Google, o que as duas gigantes da tecnologia confirmaram há alguns dias”.
Também na quarta-feira, o site The Information publicou uma matéria na qual diz que a Apple está desenvolvendo um dispositivo vestível com IA, equipado com múltiplas câmeras, alto-falante, microfones e carregamento sem fio, que poderá ser lançado em 2027.
#assistente pessoal#chatbot de IA#ChatGPT#dispositivo vestível com IA#IA da Apple#Siri#WWDC

Expansão agressiva das instalações que abastecem a indústria de semicondutores ameaça a subsistência de agricultores e pescadores
19/01/2026
Fãs da série da Netflix acusam os irmãos Duffer de recorrer ao ChatGPT depois de uma captura de tela do documentário dos bastidores
16/01/2026
IA de Elon Musk também teria criado imagens perturbadoras de menores de idade e de várias outras pessoas no X
13/01/2026