Startup chinesa cria “drone gigante” capaz de carregar 2 toneladas
eVTOL elétrico V2000CG CarryAll atinge velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e tem autonomia de 200 km
24/07/202524/01/2025
* Foto: Divulgação Siemens
Por redação AIoT Brasil
A Siemens Digital Industries Software anunciou a atualização de sua plataforma de simulação aeroespacial e automotiva, com avanços em análise de aeroestrutura, projeto de motor elétrico, otimização de engrenagens e sensor virtual inteligente. De acordo com a empresa alemã, essas mudanças foram desenvolvidas para simplificar os fluxos de trabalho, acelerar o processo de certificação e fornecer informações mais detalhadas a respeito do desempenho do sistema.
Dirigida aos engenheiros do setor, a atualização envolve o portfólio de software de simulação Simcenter, que, entre outras aplicações, é capaz de automatizar a criação de diagramas de corpo livre e cálculos de margem de segurança (MoS), a fim de acelerar em 20% os processos de certificação. Segundo a Siemens, agora os engenheiros poderão avaliar os caminhos da carga em modelos de aeronaves e executar análises de MoS mais detalhadas, sem a necessidade de ferramentas internas caras.
Jean-Claude Ercolanelli, vice-presidente sênior de soluções de simulação e teste da Siemens Digital Industries Software, disse que as atualizações permitem que os engenheiros enfrentem os desafios em constante mudança relacionados a eletrificação e mobilidade aérea avançada: “Fornecemos ferramentas que impulsionam a inovação, melhoram a eficiência e promovem um futuro mais sustentável e conectado. Nosso portfólio Simcenter está transformando a simulação da engenharia”, afirmou.
A atualização de motor de fluxo axial do Simcenter também torna possível a redução do tempo necessário para a simulação de unidades compactas de alta densidade de potência e a criação de projetos leves com o uso do software E-Machine Design, com transição para simulações em 3D. Além disso, o Simcenter permite a parametrização de blanks de engrenagens leves e oferece um recurso de otimização para reduzir o ruído, a vibração e aspereza da caixa de engrenagens.
O sistema conta ainda com um sensor virtual inteligente de movimento de corpo rígido e ferramentas de avaliação de danos, para fornecer informações relacionadas à durabilidade e à vida útil das máquinas em ambiente de teste. Por fim, de acordo com a Siemens, a atualização acelera em 200% as simulações de manufatura aditiva.
#aeroestrutura#Siemens#simulação aeroespacial#simulação automotiva#simulações em 3D
eVTOL elétrico V2000CG CarryAll atinge velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e tem autonomia de 200 km
24/07/2025Iniciativa, que conta com o apoio do Google e da Accenture, permitirá que a empresa aérea desenvolva modelos de GenAI, agêntica e aprendizado de máquina
22/07/2025Elliza, robô desenvolvido pela Synapse Robotics, executa tarefas digitais com autonomia; com um investimento de R$ 4,2 milhões, a empresa lançará 2 mil licenças em 2025 para medir o impacto da tecnologia nas empresas
17/04/2025