Sistema do MIT ensina modelos de IA a expressar conceito visuais
Desenvolvido por pesquisadores do instituto de tecnologia, SketchAgent transforma prompts de linguagem natural em esboços em poucos segundos
05/06/202504/06/2025
Por redação AIoT Portugal
Em 2024, Portugal recebeu 19,4 milhões de turistas estrangeiros, o que representou um aumento de 6,3% em relação a 2023 e resultou em uma receita de 27,7 bilhões de euros no setor como um todo, 8,8% acima do verificado no ano anterior, de acordo com dados oficiais do governo. Porém, por enquanto apenas 6,6% das empresas de alojamento e alimentação aplicam ferramentas de inteligência artificial, que poderiam incorporar ainda mais dinamismo e eficiência a essa atividade.
Para explicar por que isso acontece, o Turismo de Portugal, órgão vinculado ao MInistério da Economia, destaca a existência de “dificuldades ao nível das competências internas, potenciais custos de implementação e dificuldades no acesso e na qualidade dos dados”. A fim de superar esses obstáculos e acelerar a transição para a IA, o governo decidiu ampliar o acesso à tecnologia por meio de iniciativas isoladas ou em parceria com outras entidades.
Ao lado do NEST – Centro de Inovação do Turismo, por exemplo, o Turismo de Portugal começou a oferecer no início de junho uma série de cursos de capacitação gratuitos e online para profissionais do setor. Ao mesmo tempo, anunciou a disponibilização de uma ferramenta para aferir o grau de maturidade digital das empresas, que capta informações básicas para segmentar dados turísticos.
Entre os novos projetos desenvolvidos pelo órgão está o que ensina como criar um concierge virtual para a recepção dos hotéis, capaz de esclarecer as dúvidas dos hóspedes. O avatar também avalia o estado emocional do cliente, por meio da interpretação das expressões faciais e dos padrões de voz, e sugere pontos de interesse turístico.
Atualmente, o uso de IA no setor de turismo em Portugal ainda se concentra nas empresas de maior porte que buscam avanços como a otimização de preços, a análise de comportamento do cliente e o apoio à tomada de decisão. Em entrevista ao semanário Expresso, Tiago Veiga, diretor de marketing do Grupo Plateform, que administra 150 restaurantes, disse que a empresa já adotou a utilização de IA e voz natural para atendimento telefônico e marcação de reservas, a qualquer hora. Nos estabelecimentos do grupo, a IA também é usada na alocação de turnos de trabalho e na previsão de vendas e consumo, interpretando padrões e recolhendo informações sobre intolerâncias alimentares e preferências de mesas ou de pratos.
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, explicou que uma parte das unidades de alojamento começa a utilizar soluções de IA em áreas como a personalização da experiência do hóspede, manutenção de equipamentos, identificação de mau funcionamento e resposta a reclamações. “A maturidade digital das empresas hoteleiras portuguesas não é toda a mesma e são sobretudo as grandes cadeias e algumas unidades independentes mais viradas para a tecnologia que já avançaram com projetos consistentes de digitalização e incorporação de IA”, explicou.
Um exemplo de uso avançado de IA é o Yotel Porto, onde o hóspede é atendido em quiosques de self check-in, enquanto robôs circulam pelos corredores entregando toalhas ou snacks. Nos quartos, a IA é aplicada no controle de sensores de presença que ativam luzes e climatização, e na operação a tecnologia ajuda a analisar padrões de ocupação, antecipar necessidades e distribuir recursos de forma mais eficiente.
#capacitação#concierge virtual#inteligência artificial#maturidade digital#turismo em Portugal
Desenvolvido por pesquisadores do instituto de tecnologia, SketchAgent transforma prompts de linguagem natural em esboços em poucos segundos
05/06/2025Aplicativo desenvolvido pelas duas empresas oferece aos usuários novos recursos de monitoramento e previsão do nível de glicose
04/06/2025Iniciativa das duas empresas é uma reação às restrições impostas pelo governo Trump às exportações para o país asiático
02/06/2025