IoT e IA evitam o desvio de cargas e prejuízos no campo
Bindflow desenvolveu um sistema que permite o controle da colheita ao monitorar cada passo dos caminhões usados na agricultura
01/03/202411/09/2024
Por redação AIoT Brasil
Em parceria com a multinacional alemã Basf, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolveu uma ferramenta que utiliza tecnologias de games para aperfeiçoar os treinamentos em campo. Entre os novos recursos está um conjunto de óculos de realidade virtual que proporciona experiências em um ambiente 3D, já em uso.
Hamilton Humberto Ramos, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC – Apta), disse que os óculos 3D e o conceito de gamificação permitem a realização de diferentes tarefas de treinamento no setor da agricultura: “No caso da simulação, o usuário é desafiado, por exemplo, a seguir uma sequência correta para colocar e retirar a vestimenta de proteção. Conforme ele faz a seleção, o avatar veste a peça escolhida e, no fim do jogo, ele recebe a quantidade de acertos e percebe onde errou”.
A tecnologia passou por testes bem-sucedidos em eventos como a Agrishow em Ribeirão Preto (SP) e o IAC Portas Abertas e, de acordo com a Secretaria de Agricultura, foi apresentada à diretoria global da Basf, na Alemanha, em junho deste ano. Segundo Ramos, os recursos de games são uma ferramenta não convencional no setor, mas muito importantes na transferência de tecnologia, pois ajuda a fixar o aprendizado de maneira lúdica. “Além disso, está cada vez mais fácil desenvolver esse tipo de dispositivo”, acrescentou o pesquisador.
A agricultura de precisão também adota outras ferramentas relacionadas à gamificação, como os simuladores que reproduzem situações reais. Um exemplo é o sistema TimberSkills, utilizado pela fabricante de equipamentos agrícolas John Deere no treinamento de mão de obra rural, a fim de desenvolver noções de distância, tempo e movimentos básicos para o controle das máquinas.
“Os simuladores são uma realidade hoje na empresa, e há várias aplicações em andamento utilizando realidade virtual. Temos uma linha de projetos que trabalha com óculos 3D e usa a realidade aumentada em situações de diagnósticos, aprendizagem e manutenção”, explicou João Bihain, gerente da John Deere Florestal.
#agricultura#games#óculos 3D#realidade virtual#simuladores#treinamento no campo
Bindflow desenvolveu um sistema que permite o controle da colheita ao monitorar cada passo dos caminhões usados na agricultura
01/03/2024Customizada pela Telit Cinterion, a IoT Platform permite integrar dados e gerenciar informações geradas pelas mais diversas máquinas, equipamentos, sensores ou implementos agrícolas
21/12/2023Segundo estudo da AWS, até 2030, a expectativa é que 90% dos negócios utilizem nuvem com aplicações avançadas de inteligência artificial
06/11/2023