Demanda por chips de IA alavanca nova valorização da Nvidia
Valor de mercado da empresa registrou alta de 9,3% em outubro e atingiu a marca histórica de US$ 3,26 trilhões
19/11/202412/01/2023
Por redação AIoT Brasil
A empresa brasileira de big data e inteligência artificial Semantix anunciou a realização de um acordo para a aquisição da startup norte-americana Elemeno, com o objetivo de expandir a sua atuação nos Estados Unidos e incrementar as funcionalidades de machine learning em programação semidefinida (SDP, na sigla em inglês).
A Semantix, que se anuncia como “a primeira plataforma de dados no modelo software como serviço (SaaS) da América Latina”, abriu em 2022 seu capital na Nasdaq por meio da fusão com a Spac Alpha Capital e conta com investimento de empresas como Bradesco/Inovabra, Crescera e Innova Capital.
A transação será estruturada como uma fusão entre a Elemeno e uma subsidiária da Semantix e a conclusão da operação está condicionada ao cumprimento de alguns requisitos previamente estabelecidos. Até que essa etapa se complete, a Semantix e a Elemeno manterão o curso normal dos seus negócios.
De acordo com Leonardo Santos, CEO da Semantix, a estratégia da empresa é se concentrar na otimização da sua oferta de SaaS e na ampliação dos negócios no mercado norte-americano. “A aquisição da Elemeno está totalmente alinhada com esses objetivos, com produtos e tecnologias complementares à Semantix Data Platform. Estamos animados em dar as boas-vindas ao time da Elemeno e confiantes de que juntos alcançaremos grandes resultados”, afirmou o executivo.
A Elemeno foi aberta em 2021 pelo brasileiro Lucas Bonatto Miguel e opera no Vale do Silício, na Califórnia. A startup comercializa uma solução que oferece um framework de ponta a ponta e incorpora ferramentas de automação e componentes livres de códigos para a gestão de modelos. Também fornece um kit de desenvolvimento de software para a elaboração de casos de uso. De acordo com a empresa, com esses recursos os clientes podem criar modelos de machine learning e aplicar tecnologias baseadas em inteligência artificial.
Com a aquisição, a Semantix pretende complementar a sua oferta de soluções proprietárias e fortalecer as funcionalidades de machine learning de sua plataforma de dados. “Além disso, o time técnico altamente qualificado da Elemeno irá contribuir com a capacidade da Semantix de inovar e desenvolver tecnologia proprietária. Por fim, a empresa busca expandir a sua participação no mercado dos Estados Unidos, que continua sendo uma prioridade estratégica”, disse a empresa, em comunicado à mídia especializada.
Com escritórios em São Paulo, Miami, Cidade do México e Bogotá, a Semantix foi fundada em 2010 e atende clientes em mais de 20 países, nos segmentos de varejo, financeiro, saúde, telecomunicações e indústria 4.0.
#big data#inteligência artificial#Machine Learning#SaaS#software como serviço#startup#tecnologia proprietária
Valor de mercado da empresa registrou alta de 9,3% em outubro e atingiu a marca histórica de US$ 3,26 trilhões
19/11/2024Demanda por serviço em nuvem é maior que a disponibilidade da empresa para atender às oportunidades do mercado; solução está nos parceiros, aponta presidente do Google Cloud
03/10/2024Novo episódio do Expresso Talks reúne o recordista mundial Pepe Fiamoncini e o CEO da Vero Internet, empresa que adquiriu 46 empresas nos últimos anos
01/08/2024