Apple Vision Pro terá acesso a gêmeos virtuais
Empresa da maçã fechou um acordo com a Dassault Systèmes para que os óculos de RV funcionem como uma porta de entrada para ambientes de simulação avançados
25/02/202516/11/2023
Por Ricardo Marques da Silva, de Lisboa
Melanie Nakagawa, diretora de Sustentabilidade em Tecnologia da Microsoft
Da duplicação da produção de alimentos até 2050 à redução das emissões de carbono a níveis aceitáveis, nenhum dos principais desafios mundiais será superado sem a utilização de inteligência artificial. Quem afirmou isso foi Melanie Nakagawa, diretora de Sustentabilidade em Tecnologia da Microsoft, que se apresentou no último dia do Web Summit de Lisboa, nesta quinta-feira, 16.
“A IA pode acelerar a descoberta e o desenvolvimento de soluções de sustentabilidade, entre as quais culturas resistentes ao clima, criação de materiais com baixo teor de carbono e produção e armazenamento de energia renovável”, afirmou Melanie, que também atuou como assessora especial do presidente do Conselho de Segurança Nacional na administração de Joe Biden na Casa Branca. “Embora a IA já contribua para descobertas relacionadas com a sustentabilidade, seu potencial transformador está apenas começando”, acrescentou.
Em especial, Melanie destacou a necessidade de descarbonizar as redes energéticas em todo o mundo, como parte de um plano coletivo global, e de aumentar o acesso à energia limpa: “Não podemos nos dar ao luxo de abrandar esse esforço. E o potencial da IA para acelerar soluções de sustentabilidade é enorme. Imagine o que representaria acelerar o desenvolvimento de soluções de anos para meses, de meses para semanas”, disse a executiva.
Ela lembrou que, todos os anos, sete gigatoneladas de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera, o que equivale às emissões de cerca de 1,6 bilhão de carros, e disse que a IA pode ser usada para minimizar esse e outros problemas ambientais, como os incêndios florestais, cada vez mais frequentes e devastadores: “Além disso, uma habilidade revolucionária da IA é a maneira como pode capacitar nossa força de trabalho em sustentabilidade de uma forma sem precedentes, ao encontrar novas soluções para enfrentar os intrincados desafios que o mundo enfrenta atualmente”.
Um dos destaques na palestra de Melanie Nakagawa foi o lançamento mundial, hoje, do guia Accelerating Sustainability with AI: a Playbook, produzido pela Microsoft para, segundo a diretora, “ajudar a desbloquear o progresso da sustentabilidade em tecnologia”. Ela destacou que o primeiro ponto do manual é a necessidade de aumentar o investimento em IA para acelerar e dimensionar soluções de sustentabilidade.
A segunda parte acentua a importância da criação de dados e de uma infraestrutura digital para a utilização inclusiva da IA em sustentabilidade. “Apesar do rápido avanço dos novos dados, ainda existem lacunas críticas nas informações ambientais, com cobertura geográfica desigual e dificuldade de acesso a imagens”, disse Melanie.
Ela afirmou ainda que, como mostra o manual, será preciso também reduzir a utilização de recursos nas operações de IA por meio da inovação e de melhores práticas, e definir os princípios políticos e a governança da tecnologia para a sustentabilidade: “Os governos desempenham um papel fundamental no fornecimento de incentivos à realização de investimentos e na criação de um ambiente propício à utilização da IA para a obtenção de resultados em sustentabilidade. E, talvez o mais importante, a governança ajudará a garantir que a IA seja segura, protegida e confiável”.
Para encerrar, a diretora da Microsoft fez esta avaliação: “As soluções climáticas significativas envolvem todos e cada um de nós. Não preciso contar a ninguém o que está em jogo. Estamos no meio de uma emergência planetária. Mas há muitos motivos para ser otimista. Estou otimista quanto ao impacto positivo que a IA já está a ter na sustentabilidade e em como poderemos desbloquear todo o seu potencial. Estou otimista porque, francamente, não me sinto sozinha nesse esforço. Muitas pessoas estão colocando seu trabalho e suas competências únicas para criar mais oportunidades de combate às alterações climáticas”.
#inteligência artificial#microsoft#playbook Microsoft#sustentabilidade#Web Summit
Empresa da maçã fechou um acordo com a Dassault Systèmes para que os óculos de RV funcionem como uma porta de entrada para ambientes de simulação avançados
25/02/2025Anúncio vai facilitar o acesso à tecnologia de gêmeos virtuais da fabricante francesa por parte dos clientes do setor de manufatura; há mais de 4 milhões de robôs operando em fábricas em todo o mundo
24/02/2025Evento em Houston, nos EUA, tem cobertura do AIoT Brasil e foco na economia generativa impulsionada pela inteligência artificial
23/02/2025