AiotAiot


“Sem a IA não venceremos os desafios da sustentabilidade”

Afirmação foi feita no último dia do Web Summit por Melanie Nakagawa, diretora de Sustentabilidade em Tecnologia da Microsoft

16/11/2023

“Sem a IA não venceremos os desafios da sustentabilidade”
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva, de Lisboa

Melanie Nakagawa, diretora de Sustentabilidade em Tecnologia da Microsoft

Da duplicação da produção de alimentos até 2050 à redução das emissões de carbono a níveis aceitáveis, nenhum dos principais desafios mundiais será superado sem a utilização de inteligência artificial. Quem afirmou isso foi Melanie Nakagawa, diretora de Sustentabilidade em Tecnologia da Microsoft, que se apresentou no último dia do Web Summit de Lisboa, nesta quinta-feira, 16.

“A IA pode acelerar a descoberta e o desenvolvimento de soluções de sustentabilidade, entre as quais culturas resistentes ao clima, criação de materiais com baixo teor de carbono e produção e armazenamento de energia renovável”, afirmou Melanie, que também atuou como assessora especial do presidente do Conselho de Segurança Nacional na administração de Joe Biden na Casa Branca. “Embora a IA já contribua para descobertas relacionadas com a sustentabilidade, seu potencial transformador está apenas começando”, acrescentou.

Em especial, Melanie destacou a necessidade de descarbonizar as redes energéticas em todo o mundo, como parte de um plano coletivo global, e de aumentar o acesso à energia limpa: “Não podemos nos dar ao luxo de abrandar esse esforço. E o potencial da IA para acelerar soluções de sustentabilidade é enorme. Imagine o que representaria acelerar o desenvolvimento de soluções de anos para meses, de meses para semanas”, disse a executiva.

Ela lembrou que, todos os anos, sete gigatoneladas de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera, o que equivale às emissões de cerca de 1,6 bilhão de carros, e disse que a IA pode ser usada para minimizar esse e outros problemas ambientais, como os incêndios florestais, cada vez mais frequentes e devastadores: “Além disso, uma habilidade revolucionária da IA é a maneira como pode capacitar nossa força de trabalho em sustentabilidade de uma forma sem precedentes, ao encontrar novas soluções para enfrentar os intrincados desafios que o mundo enfrenta atualmente”.

Um dos destaques na palestra de Melanie Nakagawa foi o lançamento mundial, hoje, do guia Accelerating Sustainability with AI: a Playbook, produzido pela Microsoft para, segundo a diretora, “ajudar a desbloquear o progresso da sustentabilidade em tecnologia”. Ela destacou que o primeiro ponto do manual é a necessidade de aumentar o investimento em IA para acelerar e dimensionar soluções de sustentabilidade.

A segunda parte acentua a importância da criação de dados e de uma infraestrutura digital para a utilização inclusiva da IA em sustentabilidade. “Apesar do rápido avanço dos novos dados, ainda existem lacunas críticas nas informações ambientais, com cobertura geográfica desigual e dificuldade de acesso a imagens”, disse Melanie.

Ela afirmou ainda que, como mostra o manual, será preciso também reduzir a utilização de recursos nas operações de IA por meio da inovação e de melhores práticas, e definir os princípios políticos e a governança da tecnologia para a sustentabilidade: “Os governos desempenham um papel fundamental no fornecimento de incentivos à realização de investimentos e na criação de um ambiente propício à utilização da IA para a obtenção de resultados em sustentabilidade. E, talvez o mais importante, a governança ajudará a garantir que a IA seja segura, protegida e confiável”.

Para encerrar, a diretora da Microsoft fez esta avaliação: “As soluções climáticas significativas envolvem todos e cada um de nós. Não preciso contar a ninguém o que está em jogo. Estamos no meio de uma emergência planetária. Mas há muitos motivos para ser otimista. Estou otimista quanto ao impacto positivo que a IA já está a ter na sustentabilidade e em como poderemos desbloquear todo o seu potencial. Estou otimista porque, francamente, não me sinto sozinha nesse esforço. Muitas pessoas estão colocando seu trabalho e suas competências únicas para criar mais oportunidades de combate às alterações climáticas”.

TAGS

#inteligência artificial#microsoft#playbook Microsoft#sustentabilidade#Web Summit

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas