Prefeitura de São Paulo e Bob Burnquist anunciam MetaversoSP
Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial
30/04/202421/10/2022
Por redação AIoT Brasil
Em parceria com a consultoria Troposlab, o Sebrae-SP acaba de lançar o programa de aceleração SmartSP, que vai selecionar startups interessadas em desenvolver tecnologias para cidades inteligentes. As empresas escolhidas poderão participar de mentorias de avaliação do potencial do negócio e de networking com parceiros do ecossistema, com o apoio de empreendedores do setor.
As startups podem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de novembro no site do programa, desde que cumpram requisitos como ter sede no estado de São Paulo, faturar até R$ 4,8 milhões anuais, atuar no segmento de serviços para cidades inteligentes e estar em situação de planejamento ou em operação com MVP já validado. As startups selecionadas também terão direito a um pacote de benefícios com descontos e acesso a plataformas como Hubspot, AWS e Microsoft for Startups Founders Hub e receberão um diagnóstico completo da situação de cada uma, além de capacitação e apoio para atingir seus objetivos e integração com as ações da plataforma Sebrae for Startups.
Marco Vinholi, diretor-superintendente do Sebrae-SP, disse que um dos principais focos da instituição é atuar diretamente nos municípios para tornar o ambiente de empreendedorismo mais fácil, mais conectado e com menor nível de burocracia: “Faz parte dessa iniciativa levar soluções inovadoras às cidades por meio de ideias testadas e aprovadas para a solução dos problemas que desafiam os gestores municipais”.
Pedro Teixeira, diretor de aceleração da Troposlab, acrescentou: “O programa SmartSP pretende desenvolver startups da vertical de smart cities de todo o estado de São Paulo, de forma a contribuir para o aumento da representatividade desse segmento no cenário empreendedor estadual, por meio da capacitação, geração de conexões positivas e formação de comunidade, favorecendo o incremento da competitividade desses negócios”.
A ênfase do SmartSP é a busca de soluções para problemas objetivos das cidades, relacionados a serviços públicos como segurança, saúde, educação, cidadania, mobilidade, trânsito, saneamento, construção e habitação, planejamento e gestão, energia, água e resíduos. Para isso, o programa conta com startups que aliam tecnologia e inovação para promover a qualidade de vida dos moradores e facilitar as atividades cotidianas.
Alexandre Canova, especialista em inovação do Sebrae e gestor do SmartSP, destacou que a iniciativa fortalece outras ações do Sebrae For Startups: “O programa faz parte de uma unidade que visa fortalecer o ecossistema de inovação, estabelecer conexões entre startups e parceiros de negócios e impulsionar novas soluções de ciência e tecnologia, a fim de fomentar ações inovadoras”.
#cidades inteligentes#inovação#programa de aceleracao#sebrae#smart cities#SmartSP#startups
Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial
30/04/2024Iniciativa visa criar um programa para arenas inteligentes no Brasil e tornar o estádio do Palmeiras referência em tecnologia e qualidade de vida
25/09/2023Solução da Mapzer para cidades inteligentes é instalada em um veículo e identifica em tempo real as ocorrências que requerem reparo
08/09/2023