Intel e WEG fecham parceria com foco na IA para a indústria
Capacidade de processamento da Intel será aliada aos produtos de visão computacional e robôs autônomos da WEG
07/11/202412/04/2021
Por redação AIoT Brasil
A empresa de software e análise de dados SAS vai promover no dia 15 de abril um evento online e gratuito para discutir o avanço das tecnologias digitais no setor industrial brasileiro e o potencial dessas inovações para o aumento da produtividade e a redução de custos. O SAS Minds Live: Analytics na Indústria 4.0 começará às 14 horas, com a participação de Paulo Sérgio dos Santos, diretor de tecnologia da informação da WEG; Cláudio Fontes, diretor de tecnologia da Solar Coca-Cola; Raphael Domingues, diretor de desenvolvimento de negócios da SAS, e Thais Cerioni, líder de marketing e comunicação da SAS.
Ao vivo, esses especialistas vão mostrar como a chamada “quarta revolução industrial”, apoiada na digitalização, está transformando o setor com automação de processos, internet das coisas e análise de dados de demanda e consumo, entre outras aplicações. Os organizadores do evento afirmam que, no Brasil, a indústria 4.0 já é uma realidade e se expressa no investimento em sensores no chão de fábrica, no rastreio da cadeia logística e no uso de inteligência analítica. Para participar, basta fazer a inscrição na página oficial do evento.
Esses recursos, segundo a SAS, permitem profundas transformações na manufatura, com a análise de dados desempenhando papel fundamental na eficiência operacional e na melhoria da qualidade. “Os principais benefícios obtidos envolvem a redução dos custos operacionais, incluindo custos de manutenção e consumo de energia, além de produção mais flexível e customizada, melhor time-to-market e avanço na produtividade. Por trás de tudo isso também estão os dados gerados por pessoas e equipamentos que, quando tratados da maneira adequada, são capazes de produzir insights e tornar a tomada de decisão mais ágil e efetiva”, diz a SAS.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada no fim do ano passado mostrou que as indústrias 4.0 se saíram bem melhor no período da pandemia, na comparação com as empresas que mantêm os processos convencionais. Entre as indústrias que têm até três tecnologias integradas aos processos, 54% registraram lucro igual ou maior do que no período pré-crise. Três em cada dez indústrias que adotaram ao menos três tecnologias 4.0 ampliaram o quadro de funcionários durante a pandemia e, para 2021, 63% dos executivos dessas empresas projetam aumento no faturamento.
De acordo com a CNI, a falta de informação sobre as tecnologias ainda é um entrave importante para que um número maior de indústrias as adote. Outro problema, segundo a pesquisa, é a limitação de recursos para investimentos na área, assim como a dificuldade de acesso a crédito específico. Também foram apontadas como barreiras questões como falta de mão de obra qualificada, falta de conhecimento técnico, o reduzido incentivo do governo e a carga tributária alta.
#analise de dados nas fábricas#evento gratuito#evento online#indústria 4.0#industria digitalizada#internet das coisas#quarta revolucao industrial#SAS Minds Live#tecnologia nas fábrica
Capacidade de processamento da Intel será aliada aos produtos de visão computacional e robôs autônomos da WEG
07/11/2024Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024América Latina é a segunda maior região em termos de potencial de crescimento para a empresa, com mais de 2 bilhões de dólares em mercado potencial
07/10/2024