Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202519/04/2024
Por redação AIoT Brasil
Termina nesta sexta-feira, 19, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a edição de 2024 do SAS Innovate, evento promovido pela plataforma norte-americana SAS. Durante quatro dias, foram realizadas mais de 200 sessões, com predominância das discussões a respeito dos recursos de inteligência artificial, e o próprio SAS mostrou seus principais produtos e serviços baseados nessa tecnologia.
Entre outras iniciativas, a empresa responsável pelo congresso apresentou pacotes de modelos de IA específicos para cada setor, com licenças individuais. “Os modelos são o complemento perfeito para as ofertas da plataforma SAS Viya e atendem às diversas necessidades de negócios de vários públicos, garantindo que a inovação chegue a todos os cantos do nosso ecossistema. Ao personalizar nossa abordagem para entender as necessidades específicas de cada setor, potencializamos a prosperidade das empresas em ambientes distintos”, disse Udo Sglavo, vice-presidente de IA e Analytics do SAS.
O SAS anunciou ainda a expansão dos recursos do Viya, sua principal plataforma de dados, incluindo a disponibilidade geral do Viya Workbench para a criação de modelos de IA. “Voltado para desenvolvedores e modeladores, o Viya Workbench é um recurso de computação sob demanda e self-service para a preparação e análise exploratória de dados e desenvolvimento de modelos analíticos e de machine learning”, explicou a empresa.
Jared Peterson, vice-presidente sênior de engenharia do SAS, disse que os inúmeros desafios enfrentados pelos desenvolvedores são obstáculos para que as perguntas sejam respondidas e o trabalho se complete: “O Viya Workbench oferece o máximo de flexibilidade e resultados, permitindo que os desenvolvedores utilizem a linguagem e o ambiente de desenvolvimento integrado que preferirem. Eles podem trabalhar com mais agilidade e criatividade, assumindo mais riscos – o que não é apenas o que se espera, mas também o que torna o trabalho mais divertido”, completou.
De acordo com o SAS, a plataforma Viya se destaca em IA generativa, com aplicações pragmáticas e orientadas: “Com a exploração da GenAI pelas organizações, o SAS prioriza a identificação de casos de uso orientados por setores e aplicados de forma ética. O SAS viabiliza a adoção segura e promove mais produtividade e resultados confiáveis em diversos setores e cenários regulatórios. A funcionalidade GenAI está presente em produtos líderes do SAS, como o Viya e o SAS Customer Intelligence 360”, esclareceu a empresa.
No evento em Las Vegas, o SAS também apresentou os model cards e os novos serviços de consultoria de governança de IA, que podem ajudar as organizações a reduzir riscos e a atingir suas metas com mais segurança. “Os model cards, recurso futuro do SAS Viya, serão úteis às partes interessadas em todo o ciclo de vida da IA. De desenvolvedores a diretores, todos perceberão o valor de uma ferramenta que suporta modelos proprietários e de código aberto”, acrescentou a empresa.
#GenAI#IA generativa#inteligência artificial#SAS#SAS Innovate#Viya
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Governo propõe uma lei que pretende combater a manipulação da identidade dos cidadãos por meio de IA generativa
02/07/2025Pesquisa feita a partir de entrevistas com 650 líderes de TI e Cybersecurity do Brasil e do mundo mostra que 54% deles dizem que avanço é prejudicado pela ausência de habilidades em IA no time
27/06/2025