GitHub Models democratiza o acesso a modelos de IA
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08/08/202426/10/2023
Por Daniel dos Santos
“A IA generativa é uma tecnologia que está moldando o futuro de maneiras inimagináveis. Precisamos entender seu potencial e como podemos abraçá-la.” Assim a especialista Marinela Profi (na foto), líder de estratégia de produto para soluções de inteligência artificial do SAS, que esteve esta semana no Brasil para o evento SAS Innovate on Tour, explicou em sua palestra a importância da GenAI e como ela é essencial para o SAS.
Tanto que a executiva aproveitou a oportunidade para já anunciar algumas funcionalidades que a empresa levará ao mercado só no ano que vem. Marinela, que é cientista de dados, consultora de analytics e IA, tem bacharel em econometria e mestrado em estatística e em machine learning, destacou o futuro promissor da IA generativa e a necessidade de as empresas adotarem a tecnologia.
“Já chegamos a um ponto no qual os modelos são treinados agora a partir de bilhões de entradas. Ou seja, imagine pegar todo o Google, toda a Internet, todo tipo de mecanismo de busca, livros, artigos, documentação, pesquisas acadêmicas, todos esse conteúdo em um só lugar e treinar esse modelo único”, destacou.
Segundo ela, esse modelo usará todo o enorme conhecimento para gerar algo único com base em uma entrada, um prompt, que os humanos podem digitar ou falar. “O aspecto revolucionário desta tecnologia é que, pela primeira vez, a tecnologia se torna um parceiro colaborativo, que contribui com ideias e com conteúdo”, afirmou.
Gerador de dados sintéticos no-code
Entre os recursos com IA que o SAS lançará em 2024 está um gerador de dados sintéticos no-code/low-code. Para quem não está familiarizado com o termo, dados sintéticos são dados que não existem, dados que foram criados para finalidade específicas. E para que eles servem?
Você pode precisar de dados sintéticos porque os dados do mundo real não são bons o suficiente para a tomada de decisão. As empresas também podem precisar de dados sintéticos porque simplesmente não têm dados suficientes sobre um determinado assunto.
“Na saúde, estamos vendo isso. Médicos que querem prever um tipo específico de câncer. Felizmente, não temos muitas pessoas com esse tipo de câncer. Mas para construir um modelo de IA que identifique e detecte essa doença, são necessárias muitas imagens. E assim, os dados sintéticos podem criar informações que não são de pacientes reais e ainda nos permitir construir uma tecnologia que pode detectar esse tumor raro”, explica a especialista do SAS.
Segundo Gartner, até 2030, a maioria dos dados será gerada de forma sintética. Portanto, há um enorme mercado e uma grande oportunidade nessa área. O gerador de dados sintéticos do SAS permitirá preparar os dados de origem em um ambiente controlado, acionando e identificando rapidamente quais são as informações privadas, quanto o usuário deseja divulgar dos dados dentro da sua organização e implementar sistemas e processos que mantêm isso privado.
“Estamos um passo à frente, fornecendo ferramentas que explicam o que o algoritmo está fazendo, permitindo que você selecione qual algoritmo de dados sintéticos você deseja usar, o que isso significa, quanto tempo você deseja que ele seja executado, porque cálculo é custo. E assim poderá, com esta solução, controlar e também escolher o nível de ‘explicabilidade’ do algoritmo”, detalha Marinela.
SAS Code Generation and Explanation
Ainda na área de desenvolvimento, o SAS apresentará no começo do ano que vem uma ferramenta de geração e explicação de código SAS. “Os grandes modelos de linguagem podem beneficiar a todos. Como eles podem beneficiar as pessoas que constroem a IA? O que nós, como fornecedores de software, podemos fazer para tornar a vida dos construtores de IA mais fácil e mais produtiva com os grandes modelos de linguagem generativa?”, ressalta a executiva.
Com a nova ferramenta será possível criar variáveis diferentes ou variáveis usando variáveis existentes. Ao executar algum código SQL, por exemplo, ao clicar em gerar, comentário e em gerar código, o sistema cria automaticamente o código SAS.
Assistente de IA para Martech
E um dos setores que a IA generativa mais está revolucionando é o do marketing, automatizando a produção de conteúdo. “Estamos integrando IA generativa como parte de nosso software como serviço, o Customer Intelligence 360, para permitir que os usuários construam uma jornada completa do cliente, acelerada e simplificada, nas diferentes atividades do ciclo de vida de marketing”, destacou a executiva. A ideia é poder utilizar vários LLMs na criação de uma campanha, sejam de código aberto ou mesmo um modelo privado.
Com isso o sistema e o modelo são otimizados para que em uma campanha de e-mail, por exemplo, o sistema de IA generativa possa utilizar toda a voz e o estilo da marca para a comunicação. É possível usar key messages para enriquecer e adequar o conteúdo sobre a organização. E também determinar a base de conhecimento, que podem ser sites, artigos, apresentações de PowerPoint, tudo o que uma empresa tem de dados sobre um produto pode estar disponível para que a IA crie a melhor campanha possível.
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