Santo André fecha contrato para conexão de IoT e 5G
Prefeitura contratou a American Tower para a instalação do iSite em duas áreas públicas do município, a fim de aumentar a cobertura da rede Wi-Fi
22/11/2021
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A prefeitura de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, assinou um contrato com a empresa norte-americana American Tower, especialista em sistemas wireless, para a instalação do iSite em duas áreas públicas do município. O objetivo é aumentar a cobertura da rede de telecomunicações e a conectividade, por meio de equipamentos autossuficientes em energia, preparados para operar com 5G e monitoramento de internet das coisas, com tecnologia LoRaWAN.
De acordo com comunicado da prefeitura, a solução de infraestrutura ficará em postes autossuficientes em energia, com até 18 metros de altura, para suportar as diferentes tecnologias usadas pelas operadoras móveis. O contrato foi fechado com base em um chamamento público lançado pela prefeitura em novembro de 2020 e abriu as portas para o primeiro negócio da American Tower com administrações municipais brasileiras.
Ao jornal Diário do Grande ABC, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, disse que a intenção é tornar a cidade uma referência no setor de TI: “Santo André dá mais um importante passo em tecnologia e inovação, o que garante conectividade e interação, alinhadas às políticas públicas para o fomento de conceitos como cidades inteligentes e indústria 4.0, que geram novas oportunidades”, afirmou.
Emerson Hugues, diretor-geral da American Tower no Brasil, lembrou a crescente demanda por conectividade e explicou: “O iSite é ideal para centros urbanos com maior densidade demográfica, por ser eficiente em energia, não interferir no estilo arquitetônico e oferecer acesso rápido e fácil a locais nas ruas para infraestrutura sem fio. Essas instalações permitem que as operadoras de rede móvel dimensionem de maneira eficiente a implantação de células de cobertura menores e facilitam o uso de aplicativos de cidades inteligentes”.
Nessa primeira etapa do projeto, o iSite será instalado nos bairros de Vila Guiomar e Vila Suíça, em uma ação desenvolvida em conjunto por várias secretarias do governo municipal. Com a capacidade de conexão simultânea de grande número de dispositivos, a rede deve aperfeiçoar a prestação de serviços públicos como controle do trânsito, gestão de energia, monitoramento climático, defesa civil e telemedicina e atenção à saúde.